Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O esloveno Tadej Pogacar e o belga Remco Evenepoel estão confirmados no Campeonato Mundial de Ciclismo e Paraciclismo de Estrada e Contrarrelógio UCI 2024, de 21 a 29 de setembro em Zurique, na Suíça.
A prova de estrada da Elite masculina será no dia 29 (domingo) e terá 273,9 km de percurso. Leia mais aqui
Pogacar, que nesta temporada conquistou a histórica vitória dupla Giro d’Italia e Tour de France, já disse que seu objetivo é terminar 2024 com a camisa arco-íris. Já Evenepoel, que conquistou duas medalhas de ouro, no contrarrelógio e na estrada, nos Jogos Olímpicos de Paris e ficou com o terceiro lugar na classificação geral em seu primeiro Tour de France, chega embalado e apontado como favorito.
Evenepoel, com certeza, é o favorito para defender seu título mundial no contrarrelógio, mas também tem como objetivo recuperar a camisa arco-íris que conquistou no ciclismo de estrada em Wollongong, na Austrália, em 2022 (relembre aqui) com um ataque solo a 25km da meta. A seleção belga terá oito ciclistas, com Evenepoel na liderança e os companheiros Maxim Van Gils, Victor Campenaerts, Tim Wellens, Jasper Stuyven, Tiesj Benoot, Quinten Hermans e Laurens De Plus.
Já Pogacar segue firme em sua preparação para a disputa em Zurique. O esloveno não foi aos Jogos Olímpicos em Paris e volta às competições no Canadá, dias 13 e 15 de setembro, no GP Cycliste de Quebec e GP de Montreal, antes de seguir para o Mundial. “Tive uma boa pausa e estou ansioso para voltar. Aconteça o que acontecer no resto da temporada, posso estar feliz com o que consegui este ano. Todo o resto será uma vantagem”, disse o esloveno.
O belga Wout van Aert, que caiu na recém-encerrada Volta a Espanha, está fora da disputa do Mundial e seu adversário mais frequente, o holandês Mathieu Van der Poel, que é o atual campeão mundial, sofreu uma lesão no joelho no Renewi Tour que atrapalhou sua preparação.
Vale destacar, porém, que Van der Poel já tinha declarado que, assim que tomou conhecimento do percurso do Mundial, sabia que seria difícil revalidar o título que conquistou em 2023 em Glasgow. “Meu sonho era ser campeão mundial e consegui isso no ano passado. Foi maravilhoso correr a temporada com a camisa arco-íris e ainda mais maravilhoso conseguir a dobradinha Tour de Flandres e Paris-Roubaix. Uma lembrança que sempre terei comigo”, afirmou em entrevista para a imprensa belga.
Também entre as ausências está o dinamarquês Jonas Vingegaard, que encerrou a temporada no Tour da Polônia. O ciclista aguarda para as próximas semanas o nascimento de seu segundo filho. A Dinamarca confirmou Mads Pedersen e Mattias Skjelmose.
Nesta edição, o Campeonato Mundial de Estrada da UCI também vai contar com as disputas do Mundial de Paraciclismo. Em alguns casos, os percursos serão os mesmos das provas de ciclismo, como os contrarrelógios individuais Masculino e Feminino B e C4-5 (igual ao da Elite Feminina). Várias corridas também utilizarão o circuito final em Zurique.
PROGRAMAÇÃO
Domingo, 22 de setembro:
Contrarrelógio individual Elite Masculino
Contrarrelógio individual feminino Elite
Segunda-feira, 23 de setembro:
Contrarrelógio individual masculino Júnior
Contrarrelógio individual masculino Sub 23
Terça-feira, 24 de setembro:
Contrarrelógio individual feminino Júnior
Quarta-feira, 25 de setembro:
Contrarrelógio por equipes – revezamento misto
Quinta-feira, 26 de setembro:
Prova de estrada Júnior feminina
Prova de estrada Júnior masculina
Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada Sub 23 masculina
Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada feminina de elite
Domingo, 29 de setembro:
Prova de de estrada de elite masculina
Paraciclismo
Sábado, 21 de setembro:
Revezamento de equipe mista H
Domingo, 22 de setembro:
Contrarrelógio individual feminino B e C4-5
Segunda-feira, 23 de setembro:
Contrarrelógio individual masculino B e C4-5
Terça-feira, 24 de setembro:
Contrarrelógio individual feminino C1-3 e H3-5 e masculino C1-3 e H1-5
Contrarrelógio individual feminino H1-2 e T1-2 e masculino T1-2
Quarta-feira, 25 de setembro:
Prova de estrada masculina B e feminina B
Quinta-feira, 26 de setembro:
Prova de estrada masculina H1-2 e feminina H1-5
Prova de estrada masculina C3 e C4-5
Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada masculina C1 e C2
Prova de estrada masculina T1-2 e feminina T1-2
Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada masculina H3
Prova de estrada feminina C1-3 e C4-5
Domingo, 29 de setembro:
Prova de estrada masculina H4 e H5
LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine





