Skip to main content

Prova teve dois dias de disputa em Mariana (MG) – Foto de Samuel Consentino

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Samuel Consentino

O suíço radicado no Brasil Lukas Kaufmann e Karen Olímpio levaram a melhor nos dois dias de prova e garantiram o título do Iron Biker Brasil 2024. A 31ª edição do evento reuniu centenas de ciclistas que disputaram em 41 categorias nas trilhas desafiadoras da região de Mariana (MG).

Na categoria elite masculina, o grande campeão foi Lukas Kaufmann. Com pouco mais de 5h11min, o suíço demonstrou uma impressionante combinação de técnica e força durante os dois dias de prova e se consagrou tetracampeão do Iron Biker Brasil.

“Era uma das minhas metas para este ano: ter um ótimo resultado nesta prova que tem muito destaque no país, muito reconhecimento. Participo desde 2013, consegui alguns títulos ao longo desses anos todos, e minha meta era esse quarto título. A cada ano que passa, o nível cresce mais no mountain bike brasileiro e eu fico feliz que todo ano tem muito atleta forte e uma prova muito bem disputada. Então, estar aqui entre os primeiros é muito satisfatório”, declarou Lukas.

O pódio da elite com os campeões Karen e Lukas – Foto de Samuel Consentino

No feminino, a vitória ficou com a brasileira bicampeã Pan-Americana de Mountain Bike XCM, Karen Olímpio, que somou pouco mais de 6h21min nos dois dias de prova. A mineira, da cidade de Caxambu, dominou as trilhas e garantiu seu lugar no topo do pódio.

“É minha segunda participação no Iron, a primeira foi em 2021, quando também venci. Estar aqui novamente e terminar esses dois dias intensos de prova como campeã dá uma sensação incrível”, disse Karen, destacando a importância da presença feminina no esporte. “Temos que incentivar as mulheres a estar em qualquer meio, e principalmente no esporte, pois é onde conseguimos evidenciar ainda mais a nossa força e determinação”.

O Iron Biker Brasil 2024 também teve um significado especial para os atletas de Mariana, que brilharam nas trilhas da própria cidade. Na categoria Top 5, que reconhece os cinco melhores atletas locais no percurso completo, Thiago Freitas Souza se consagrou campeão no masculino e Liege Walter no feminino.

“Nessa categoria é a primeira vez que alcanço o primeiro lugar e fico imensamente feliz, principalmente por ser um título conquistado em casa, ao lado de tanta gente que torce por mim”, declarou Thiago, jovem de apenas 22 anos que disputou seu 12º Iron.

RESULTADOS

Elite masculina

Lukas Kaufmann – 1º lugar – 5h11min25seg
Raphael Mesquita Mendes – 2º lugar – 5h16min05seg
Felipe Cristiano da Paixão – 3º lugar – 5h19min34seg
Ygor do Nascimento Castro – 4º lugar – 5h21min17seg
Caio Godoy Ormenese – 5º lugar – 5h21min29seg

Elite feminina

Karen Olimpio – 1º lugar – 6h21min53seg
Gabriela Pereira Ferolla 2º lugar – 6h56min58seg
Liege Walter – 3º lugar – 7h11min39seg
Zelina Rocha Belizário – 4º lugar – 7h22min23seg
Eweleen Tito – 5º lugar – 8h18min32seg

Os resultados completos estão no link https://www.ironbiker.com.br/resultados

As inscrições para o Iron Biker Brasil 2025 já estão abertas, mas neste primeiro momento, exclusivas para os atletas que participaram da edição deste ano.

A competição, que será realizada nos dias 12, 13 e 14 de setembro, em Mariana, Minas Gerais, celebrará 32 anos de história, consolidando-se como o maior evento de mountain bike da América Latina. Para mais detalhes e atualizações, acesse o site oficial: www.ironbiker.com.br