Skip to main content

Primoz Roglic venceu a 19ª etapa e assumiu a liderança com 1min54s sobre Ben O’Connor – Foto Unipublic

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Unipublic

O esloveno Primoz Roglic (Red Bull-Bora-Hansgrohe) conquistou a vitória na 19ª etapa da Volta a Espanha, com 173,5km e disputada nesta sexta-feira (6 de setembro) entre a cidade de Logroño e o Alto de Moncalvillo, com um total de subidas de 2.550 metros. Esta foi a terceira vitória de Roglich nesta temporada e 15ª vitória de etapa na Volta a Espanha (incluindo uma vitória no alto do Moncalvillo em 2020) e a 40ª vitória em Gran Tour.

O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), que manteve a liderança da classificação individual geral durante 13 etapas, é agora o segundo lugar geral, com uma diferença de 1’54”, à frente de Enric Mas (Movistar), que está 2’20” atrás.

“Tenho boas lembranças dessa subida e não perdi essa oportunidade, estou feliz! Não era realmente o plano, eu disse que não precisava da etapa, mas alguns caras da equipe me disseram: ‘Nós não ouvimos você, nós puxamos de qualquer maneira!’ Temos que estar na mesma página, então fomos em frente. Amanhã é a última grande etapa e será super difícil. E temos outra etapa decisiva com o contrarrelógio final, então está longe de terminar. Estou definitivamente impressionado com a vantagem, melhor do que estar cinco minutos atrás! Então estou feliz com a maneira como estou funcionando e definitivamente feliz com minha equipe”, disse Roglic.

A liderança na classificação de melhor jovem agora é do dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), que desbancou o espanhol Carlos Rodriguez (Ineos-Grenadiers), que desceu para a segunda colocação. Na classificação de montanhas, a liderança é do espanhol Marc Soler (UAE), que tem 57 pontos, um a mais que o australiano Jay Vine (UAE). Na classificação por pontos, a liderança segue com o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), com 226 pontos contra 118 do britânico Max Poole (DSM-Firmenich-PostNL). Entre as equipes, a UAE lidera com 37min44s sobre a Red Bull-Bora-Hansgrohe.

Red Bull-Bora-Hansgrohe no controle

Os candidatos à fuga queriam aproveitar ao máximo do terreno difícil, pois há cada vez menos oportunidades até o fim da prova, no domingo. Edward Planckaert (Alpecin Deceuninck), Fran Miholjevic (Bahrain Victorious) e Vito Braet (Intermarché-Wanty) atacam no km 38. Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) e Simone Petilli (Intermarché-Wanty) partem em perseguição.

Os cinco escapados se reúnem por volta do km 43. Eduardo Sepulveda (Lotto Dstny) tenta se juntar a eles, mas não consegue. O pelotão está 5’17” atrás no km 57. A Red Bull-Bora-Hansgrohe assume o controle do grupo para tentar colocar Primoz Roglic na vitória da etapa em uma subida que ele dominou em 2020.

Roglic ataca sozinho

A diferença cai para 2 minutos quando os ciclistas entram nos últimos 50 quilômetros. Braet espera pelo grupo. Seus companheiros são puxados para a parte inferior da subida até o Alto de Moncalvillo.

O time Red Bull-Bora-Hansgrohe estabeleceu um ritmo brutal desde o início da subida. Com 6 quilômetros para o fim, Dani Martinez, Aleksandr Vlasov e Primoz Roglic abrem uma vantagem. O esloveno continua sozinho nos últimos 5 quilômetros.

Enric Mas (Movistar) sai em perseguição, mas é alcançado no quilômetro final por David Gaudu (Groupama-FDJ) e Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), que cruzam a linha com uma diferença de 46’’. O então líder geral Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) perde 1’49’’ e a camisa vermelha de líder geral.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

ÚLTIMO KM

Próxima etapa
A etapa 20, neste sábado, dia 7 de setembro, com 172km entre Villarcayo e Picón Blanco, no penúltimo dia da Vuelta, é auma uma das mais desafiadoras desta edição, com sete passagens de montanha sem tempo para recuperar o fôlego em Estacas de Trueba, Braguía, Caracol, Lunada, Portillo de la Sía, Los Tornos e Picón Blanco. Após a subida a Estacas de Trueba, a corrida retorna pelo Portillo de Lunada. O Portillo de la Sia e o Passo Tornos adicionam outro nível de dificuldade à etapa, com chegada em Picón Blanco, montanha de categoria 1, a 1.498m de altitude.

 

Sete passagens de montanha na etapa 20, penúltimo dia da Vuelta

AS ETAPAS
Etapa 1 – 17 de agosto – Lisboa – Oeiras – 12km, ITT
Etapa 2 – 18 de agosto – Cascais – Ourém – 194km
Etapa 3 – 19 de agosto – Lousã – Castello Branco – 191,5km
Etapa 4 – 20 de agosto – Plasencia – Pico Villuercas – 170,5km
Etapa 5 – 21 de agosto – Fuente del Maestre – Sevilha – 177km
Etapa 6 – 22 de agosto – Jerez de la Frontera – Yunquera -185,5 km
Etapa 7 – 23 de agosto – Archidona – Córdoba – 180,5km
Etapa 8 – 24 de agosto – Úbeda – Cazorla – 159km
Etapa 9 – 25 de agosto – Motril – Granada – 178,5 km

26 de agosto – Dia de descanso

Etapa 10 – 27 de agosto – Ponteareas – Baiona – 160km
Etapa 11 – 28 de agosto – Campus Tecnológico Cortizo Padrón – Cortizo Padrón – 166,5km
Etapa 12 – 29 de agosto – Ourense – Estación de Manzaneda – 137,5km
Etapa 13 – 30 de agosto – Lugo – Puerto de Ancares – 176km
Etapa 14 – 31 de agosto – Villafranca del Bierzo – Villablino – 200,5km
Etapa 15 – 1 de setembro – Infiesto – Valgrande Pajares Cuitu Negru – 143km

2 de setembro – Dia de descanso

Etapa 16 – 3 de setembro – Luanco – Lagos de Covadonga – 181,5km
Etapa 17 – 4 de setembro – Monumento Juan de Castillo Arnuero – Santander – 141,5km
Etapa 18 – 5 de setembro – Vitoria-Gasteiz – Maeztu – 179,5km
Etapa 19 – 6 de setembro – Logroño – Alto de Moncalvillo – 173,5km
Etapa 20 – 7 de setembro – Villarcayo – Picón Blanco – 172km
Etapa 21 – 8 de setembro– Madrid – Madrid – 24,6km

LEIA MAIS
Volta a Espanha no Bikemagazine

Site oficial da Volta a Espanha