Skip to main content

Pódio da disputa, com Austrália campeã, Alemanha em segundo e Itália em terceiro

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

A Austrália venceu a prova do revezamento misto de contrarrelógio por equipes (Team Time Trial Mixed Relay) nesta quarta-feira (25 de setembro), em Zurique, na Suíça, na programação do Campeonato Mundial de Ciclismo e Paraciclismo UCI 2024. A Alemanha ficou com a prata, por um décimo de segundo, e a Itália foi bronze, a 8 segundos.

Após 53,7 km de corrida e 984m de escalada, Austrália e Alemanha estavam separadas por menos de um segundo, com o tempo vencedor da Austrália sendo 1:12’52″28 contra 1:12’53″13 da Alemanha. A Itália marcou 1:13’00″53.

A Austrália disputou a prova com Michael Matthews, Ben O’Connor e Jay Vine no masculino e Grace Brown, Ruby Roseman-Gannon e Brodie Chapman no feminino. Grace Brown, já campeã mundial do contrarrelógio individual na abertura da programação, no domingo, e sua companheira de equipe Brodie Chapman, conseguiram manter a Austrália na frente até o final por uma margem mínima.

A Alemanha contou com Marco Brenner, Miguel Heidemann, Maximilian Schachmann, Franziska Koch, Liane Lippert e ntonia Niedermaier e a Itália com Edoardo Affini, Mattia Cattaneo, Filippo Ganna, Elisa Longo Borghini, Soraya Paladin e Gaia Realini.

Michael Matthews, Ben O’Connor e Jay Vine na disputa

Austrália contou com Grace Brown, campeã mundial de contrarrelógio no domingo

Medalhistas de bronze em 2023, a Alemanha teve o consolo de ir um pouco melhor em 2024 com a prata, enquanto a Itália caiu um pouco no ritmo no quilômetro final para terminar oito segundos – bem à frente da quarta colocada França, a 23 segundos.

“Estou me sentindo um pouco gananciosa, preciso de mais algumas camisas arco-íris no meu armário”, brincou Brown ao adicionar um segundo título neste Mundial. “É realmente emocionante”, completou a ciclista de 32 anos, que conquistou medalha de ouro em Paris-2024 na crono e anunciou sua aposentadoria no final da temporada.

O companheiro de equipe de Brown, Michael Matthews, acrescentou: “Foi difícil. Acho que Jay (Vine) me colocou na espada naquela primeira subida, acho que tivemos uma média de 650 Watts de baixo para cima, então foi um dia difícil e não houve muita recuperação. Então tivemos que nos manter juntos o máximo possível e manter nossa velocidade o mais alta possível. Chegamos com o tempo mais rápido (no primeiro ponto de verificação) e então sabíamos que tínhamos uma equipe feminina muito forte para terminar.”

Vale lembrar que no revezamento misto de contrarrelógio por equipe homens e mulheres pedalam separadamente: primeiro três ciclistas do masculino e depois três do feminino. Os tempos das duas equipes são combinados para decidir os resultados finais.

Os novos campeões mundiais, primeira equipe fora da Europa a conquistar o título da modalidade, que estreou em 2019

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

PROGRAMAÇÃO
O Mundial de 2024 é o primeiro a combinar sua programação com a do Mundial de Paraciclismo, com os contrarrelógios de paraciclismo também realizados ao longo da semana. Confira a programação

CICLISMO

Quinta-feira, 26 de setembro:
Prova de estrada Júnior feminina
Prova de estrada Júnior masculina

Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada Sub 23 masculina

Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada feminina de elite

Domingo, 29 de setembro:
Prova de de estrada de elite masculina

PARACICLISMO

Quinta-feira, 26 de setembro:
Prova de estrada masculina H1-2 e feminina H1-5
Prova de estrada masculina C3 e C4-5

Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada masculina C1 e C2
Prova de estrada masculina T1-2 e feminina T1-2

Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada masculina H3
Prova de estrada feminina C1-3 e C4-5

Domingo, 29 de setembro:
Prova de estrada masculina H4 e H5

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine

Site oficial do evento