Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Em 2024, pela primeira vez na história, a UCI (União Ciclística Internacional) vai realizar o Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio e o Campeonato Mundial de Paraciclismo em um único evento, que será em Zurique, na Suíça, de 21 a 29 de setembro.
A Suíça, vale destacar, ocupa um lugar muito especial na longa história do Mundial UCI. Já em 1923, a terceira edição do evento, realizada em Zurique, coroou o italiano Libero Ferrario, de 22 anos, na corrida amadora, à frente de dois ciclistas suíços, Othmar Eichenberger e Georges Antenen. Um século (e um ano) depois, o Mundial cresceu e se tornou um encontro muito maior, com aproximadamente 1.000 ciclistas competindo por 13 camisas arco-íris.
Vale lembrar que foi nas instalações do UCI World Cycling Centre (WCC) em Aigle, sede da UCI, que o Mundial de Paraciclismo entrou em uma nova era. Em 2006, os paraciclistas correram nas estradas ao redor do UCI WCC e na pista do centro em um evento que combinava paraciclismo de estrada e paraciclismo de pista. Demorou um ano para que o paraciclismo fosse oficialmente integrado à UCI.
Agora, os especialistas em ciclismo de estrada e paraciclismo estão prontos para se reunir em Zurique ao mesmo tempo, para um programa abrangente, com 66 títulos mundiais em nove dias de competição.
Leia reportagem sobre o percurso aqui
Os Alpes Suíços também deram origem a alguns dos maiores campeões da história, começando com Ferdinand (“Ferdy”) Kübler e Hugo Koblet, vencedores do Tour de France na década de 1950, ambos vindos de Zurique. O italiano Gianni Bugno (duas vezes campeão mundial de corrida de estrada da UCI, em 1991 e 1992) nasceu em Brugg, nos arredores de Zurique. Stefan Küng também nasceu na área, enquanto é preciso ir em direção a Berna para explorar as raízes de Fabian Cancellara e Marlen Reusser, embaixadores do evento de 2024.
Todos eles correram no famoso velódromo de Oerlikon. Ativo desde 1912, é a mais antiga arena esportiva operacional ao ar livre da Suíça. E sediará a largada do contrarrelógio Elite Masculino neste Mundial. Mais ao sul, Mendrisio foi a casa do último Campeonato Mundial de Estrada da UCI realizado na Suíça, em 2009. Fabian Cancellara encantou o público local com sua vitória no contrarrelógio Elite Masculino, enquanto a norte-americana Kristin Armstrong dominou o evento feminino para levar sua segunda camisa arco-íris. Cadel Evans fez história ao reivindicar o primeiro título da Austrália na corrida de estrada Elite Masculina, enquanto a vencedora da corrida de estrada Elite Feminina foi a italiana Tatiana Guderzo.
Mais perto dos dias atuais, o Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada UCI de 2015 foi realizado em Nottwil, a 50 quilômetros de Zurique. A edição destacou os talentos de muitos atletas, incluindo Flurina Rigling, vinda de Zurique. Aos 28 anos, Rigling é mais uma embaixadora do Mundial 2024. “Vejo o UCI World Championships como uma oportunidade de tornar o paraesporte mais presente na sociedade e de tornar mais visíveis as performances e o profissionalismo dos atletas”, disse a atleta, que acaba de ganhar duas medalhas nos Jogos Paralímpicos Paris-2024.
PROGRAMAÇÃO
CICLISMO
Domingo, 22 de setembro:
Contrarrelógio individual Elite Masculino
Contrarrelógio individual feminino Elite
Segunda-feira, 23 de setembro:
Contrarrelógio individual masculino Júnior
Contrarrelógio individual masculino Sub 23
Terça-feira, 24 de setembro:
Contrarrelógio individual feminino Júnior
Quarta-feira, 25 de setembro:
Contrarrelógio por equipes – revezamento misto
Quinta-feira, 26 de setembro:
Prova de estrada Júnior feminina
Prova de estrada Júnior masculina
Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada Sub 23 masculina
Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada feminina de elite
Domingo, 29 de setembro:
Prova de de estrada de elite masculina
PARACICLISMO
Sábado, 21 de setembro:
Revezamento de equipe mista H
Domingo, 22 de setembro:
Contrarrelógio individual feminino B e C4-5
Segunda-feira, 23 de setembro:
Contrarrelógio individual masculino B e C4-5
Terça-feira, 24 de setembro:
Contrarrelógio individual feminino C1-3 e H3-5 e masculino C1-3 e H1-5
Contrarrelógio individual feminino H1-2 e T1-2 e masculino T1-2
Quarta-feira, 25 de setembro:
Prova de estrada masculina B e feminina B
Quinta-feira, 26 de setembro:
Prova de estrada masculina H1-2 e feminina H1-5
Prova de estrada masculina C3 e C4-5
Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada masculina C1 e C2
Prova de estrada masculina T1-2 e feminina T1-2
Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada masculina H3
Prova de estrada feminina C1-3 e C4-5
Domingo, 29 de setembro:
Prova de estrada masculina H4 e H5
VÍDEOS DO PERCURSO
LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine




