Skip to main content

Alessandra Keller vai usar muletas pelas próximas quatro semanas – Foto de divulgação Thomus-Maxon

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Thomus-Maxon

A mountain biker suíça Alessandra Keller (Thomus-Maxon) passou por uma cirurgia no ligamento cruzado direito no dia 22 de outubro.  A cirurgia saiu como o planejado e o período de reabilitação da bicampeã geral da Copa do Mundo já começou.

Há seis anos Alessandra Keller sofreu uma queda durante um treino em Lenzerheide e rompeu o ligamento cruzado direito. Apesar do problema, a então jovem de 22 anos conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial Sub-23 um dia depois da operação e com o joelho enfaixado.

Desde então, Alessandra Keller sempre tratou a ruptura do ligamento de forma conservadora. A ciclista analisou a situação depois dos Jogos Olímpicos de Paris com o objetivo de encontrar a melhor solução a longo prazo e com vista ao próximo ciclo olímpico de quatro anos.

Sucesso na cirurgia

A cirurgia foi conduzida pela equipe da Orthopädie St. Gallen liderada pelo médico Pierre Hofer, que decidiu que uma operação no final da temporada 2024 seria a melhor solução.

A ciclista de 28 anos já está familiarizada com os desafios de uma cirurgia deste tipo e com a fase de reabilitação, pois já teve que operar o ligamento cruzado do joelho esquerdo em 2021.

A cirurgia ocorreu conforme o planejado e depois de três dias Alessandra Keller pôde voltar para casa e está satisfeita com a forma como as coisas estão indo.

“A fase de recuperação e reabilitação está indo bem no momento. Sinto que estou recebendo a melhor fisioterapia e cuidados médicos possíveis e estou aproveitando ao máximo a situação.”.

Se o processo de recuperação progredir bem, Keller terá que usar muletas por quatro semanas. Um treino leve de natação poderá ser incluído em breve. Os próximos passos serão sessões relaxantes em um ergômetro adaptado.

“Tenho tempo suficiente e, portanto, nenhuma pressão. Quero voltar à minha bike até o final de janeiro de 2025 e então realmente começar minha preparação de pré-temporada no calor. Minha grande meta para 2025 é o Campeonato Mundial em casa em Valais. Ainda há muito tempo até setembro.”