Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A ultramaratona Brasil Ride chega à 14ª edição em 2024 e será disputada de 19 e 26 de outubro no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e em Guaratinga, na Bahia, com percurso que conta com travessia de dois parques nacionais: o Parque Nacional Alto do Cariri, divisa entre a Bahia e Minas Gerais; e Parque Nacional do Pau Brasil, que desde o ano passado faz parte do roteiro.
A disputa terá competidores de 24 países nas categorias Solo Elite, Open, Feminina, Mista, Master, Grandmaster, Super Grandmaster, Guarini, Nelore, Iron Rider e Trio Corporativo.
Serão sete etapas, com 600km e trajeto total e 12.000m de altimetria acumulada. A primeira etapa será disputada dentro de Arraial, enquanto a segunda é marcada pelo deslocamento entre as duas sedes da competição, o primeiro grande desafio ao transpor os 130km que separam Arraial e Guaratinga. A terceira e quarta etapa são no entorno da Vila Brasil Ride, em Guaratinga. A quinta etapa é a volta a Arraial d’Ajuda e a sexta e sétima etapa serão no vilarejo.
“Para 2024, voltamos com o mesmo trajeto de 2022 da volta de Guaratinga, e, como em 2023, o público terá um momento especial, para ver seus ídolos além da descida da escadaria. Na 5ª etapa da prova (dia 25), a premiação dos vencedores será no largo da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. É uma forma de aproximar o público e também mostrar que a Brasil Ride é para todos – atletas ou espectadores. Isso inspira as pessoas a também se envolverem com o evento e com o esporte”, adianta o organizador Mario Roma.
No último dia de competição o evento realiza ainda a Maratona dos Descobrimentos, com 1,5 mil competidores amadores.
A elite do esporte promete emocionar com uma disputa acirrada e grandes nomes. Com a aposentadoria de Henrique Avancini, os atletas Gustavo Xavier e Lucas Kaufmann somando com a estreia de Jose Gabriel, Nicolas Machado, fazem a frente brasileira, ante o português Thiago Ferreira, vencedor da Brasil Ride 2023, e que busca o pentacampeonato como o holandês Hans Becking que também já foi companheiro dele, na dupla elite em 2019.
Também se juntam à disputa do Solo Masculino os brasileiros Ricardo Pscheidt, Leandro Donizette, Raphael Catalão e outros atletas da elite internacional como Martin Vidaurre, Lorenzo Samparisi, Périkliss Ilias, Marek Bartunek, Milan Damek, Ignácio Gallo, Manuel Pliem, Lasse Reuss, Francisco Moreira, Pierre Billaud, Roger Ferrer, Woud Alleman, Enrique Morcillo, Niklas Sell, Theo Dupras e Ricardo Chiarini.
Já no feminino, a campeã do ano passado, a espanhola Tessa Kortekkas, vem para disputar com a vice de 2023, a colombiana Monica Calderón. Representando o Brasil na prova teremos Paula Gallan, Luiza Souza, Lara Klein e Raíssa Nayalla. O grande destaque entre as mulheres está com a multicampeã russa Irina Kalentieva, que faz sua estreia nesta edição da prova.





