Do Bikemagazine
Foto de divulgação
Em sua primeira corrida com a camisa de campeão mundial, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu neste sábado (5 de outubro) o Giro dell’Emilia 2024, de Vignola a Bologna San Luca, com 215,8km de percurso. Pogacar atacou a 37km da meta e conquistou vitória solo, com 1min54s de vantagem. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e Davide Piganzoli (Polti-Kometa) ficaram em 2º e 3º.
Na prova, disputada sob forte cuva, o novo campeão mundial acelerou na primeira das cinco subidas a San Luca. O esloveno respondeu a um movimento inicial de Remco Evenepoel (Soudal – Quick-Step), ultrapassou o bicampeão olímpico e rapidamente aumentou sua liderança. Evenepoel, atrás, abandonou a corrida com cerca de 25 km para o fim.
A fuga do dia de seis ciclistas se afastou no início, com Benjamin Thomas (Cofidis), Roberto González (Corratec-Vini Fantini), Ander Ganzabal (Euskaltel – Euskadi), Alessio Martinelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), José Ramón Muñiz (Team Petrolike) e Dmitri Peyskens (Bingoal WB). Os escapados mantiveram uma liderança saudável acima de cinco minutos durante a primeira metade do dia.
As equipes maiores aceleraram para trazer o grupo de volta antes da primeira passagem pelo San Luca, cada uma das quais com a famosa subida sinuosa de 2,1 km até o final. Amanuel Gebreigzabhier (Lidl-Trek) impulsionou a frente do grupo, causando várias divisões na aproximação da primeira subida, com 38km para o fim.
A ação começou na primeira vez na subida quando Evenepoel fez um movimento sem entusiasmo. Ele foi perseguido imediatamente por Pogacar, que logo acelerou no topo e foi sozinho com um ar de inevitabilidade que foi sentido muitas vezes nesta temporada. Matteo Jorgensen (Visma-Lease a Bike) foi o único a seguir inicialmente, mas ele não duraria muito tempo no volante do esloveno. Na primeira vez na chegada, Pogacar manteve uma liderança de 25 segundos com a perseguição em pedaços atrás.
Lipowitz ainda conseguiu se afastar dos outros em sua segunda tentativa na penúltima volta. Ele parecia certo de ficar com o segundo lugar antes de ser engolido pelo grupo perseguidor com apenas um quilômetro restante. Pidcock, Piganzoli e Michael Woods (Israel-Premier Tech) foram os melhores, ficando longe dos remanescentes da perseguição nas últimas centenas de metros.
Pogacar conquista sua 24ª vitória da temporada em 2024 e, no próximo final de semana, estará na Il Lombardia para buscar sua quarta vitória, depois de faturar em 2021, 2022 e 2023.
RESULTADOS
Results powered by FirstCycling.com
LEIA MAIS
Tadej Pogacar no Bikemagazine



