Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO
As rotas do Tour de France de 2025 e do Tour de France Femmes avec Zwift serão apresentadas em Paris, na França, nesta terça-feira (29 de outubro), com a presença dos diretores Christian Prudhomme e Marion Rousse e convidados no Palais des Congrès.
O Tour de France vai começar dia 5 de julho, em Lille, no norte da França, e terminar em Paris no dia 27 de julho. Já o Tour de France Femmes terá nove dias de corrida, entre 26 de julho e 3 de agosto.
Nesta temporada, o Tour de France evitou todo o norte da França e a Bretanha, mas o coração do ciclismo francês retorna em 2025, com a primeira semana em Lille e na Bretanha, com Saint-Malo e a subida ao Mûr-de-Bretagne no trajeto, antes de seguir para o sul para o primeiro dia de descanso no sopé dos Pireneus.
Pela quinta vez em sua história, o Tour de France começa na região de Hauts-de France. A largada em Lille-Nord de France deve ser para velocistas com habilidade nos paralelepípedos, já que está prevista a subida ao Côte de Cassel. A etapa 2 deve largar de Lauwin-Planque, ao sul de Lille, e terminar em Boulogne-sur-Mer, na costa. A etapa 3, também em Lille-Nord de France, deve largar de Valenciennes e seguir a Dunkerque até a costa, e passar novamente pelo Côte de Cassel.
O Tour sai da área de Lille-Nord de France na etapa 4 e segue para a Bretanha. Na etapa 7 o evento vai celebrar a lenda local e o último vencedor francês do Tour de France, Bernard Hinault, que fará 70 anos em novembro. A etapa deve terminar no topo da subida do Mûr-de-Bretagne, onde Mathieu van der Poel venceu sozinho em 2021.
Os Pireneus vão dominar a segunda semana, com três etapas nas montanhas, e depois outras duas indo para o leste, para Carcassonne e Montpellier. A terceira semana do Tour começa com a etapa 16, prevista para uma chegada ao alto no Mont Ventoux. Espera-se que o Tour de 2025 tenha duas etapas de contrarrelógio, mas a organização só vai divulgar os detalhes finais do percurso no evento de terça-feira.
Já o Tour de France Femmes, mais uma vez, vai se sobrepor às duas etapas finais do Tour de France masculino, o que não acontecia desde a edição de 2022. Desta vez, as corridas coincidirão em duas etapas com a etapa de abertura do Tour de France Femmes e as duas etapas finais do Tour de France realizadas em 26 e 27 de julho. Mas, ao contrário da edição de 2022, os dois eventos não se encontrarão nas ruas de Paris. A organizadora ASO também confirmou que a quarta edição do Tour de France Femmes começará na Bretanha.





