Skip to main content

Novo trofeu da Il Lombardia foi apresentado em Como

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A Il Lombardia 2024, a última clássica monumento da temporada, será disputada neste sábado (12 de outubro). A 118ª edição da prova terá largada em Bergamo e chegada em Como, com 252km de percurso, com 8 subidas icônicas no trajeto, entre elas as escaladas de Ghisallo, Colma di Sormano e San Fermo della Battaglia antes da meta.

Depois de uma temporada dos sonhos, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), que conquistou a Tríplice Coroa em 2024, ao vencer o Giro d’Italia, o Tour de France e o Mundial de Estrada, e venceu a clássica em 2021, 2022 e 2023, pode fazer ainda mais história. Caso consiga mais uma vitória, empata com quatro vitórias com Alfredo Binda e iguala o rei da Lombardia, o lendário Fausto Coppi, que conseguiu vencer a “Clássica das Folhas Mortas” em cinco ocasiões, quatro delas consecutivas, entre 1946 e 1949.

Aliás, se conseguir vencer com a camisa arco-íris, Pogacar entra também no seleto clube de ciclistas que venceram na Lombardia usando a camisa, um elenco com apenas 7 ciclistas: Paolo Bettini, Alfredo Binda, Tom Simpson, Eddy Merckx, Felice Gimondi, Giuseppe Saronni e Oscar Camezind.

Entre os adevrsários estarão o belga Remco Evenepoel (Soudal QuickStep), dois ouros olímpicos e ouro no Mundial no contrarrelógio, e Primoz Roglic (Bora Hansgrohe), terceiro colocado em 2023 e recente vencedor da Vuelta a España .

VEJA LISTA DE INSCRITOS

Data powered by FirstCycling.com

Percurso 2024
O trajeto desta edição começa em Bergamo, em direção a Val Seriana por um curto trecho plano antes de enfrentar uma série de subidas nos Pré-Alpes ao redor da cidade. O Forcellino di Bianzano (Valle Rossa), a subida Ganda, o Colle di Berbenno e Valpiana juntam-se sem fôlego, concluindo esta primeira série de subidas que cobrem mais de 50% da diferença total de altitude da corrida.

Altimetria da Il Lombardia 2024

Depois de uma curta planície que conduz à zona do Lago de Como que sobe de Lecco a Onno, o pelotão enfrenta a subida clássica em direção a Asso (“o Onno”) e daí o Ghisallo pelo lado menos difícil. Depois vem uma descida até Bellagio e o trajeto segue ao longo da costa até Nesso. Neste ponto começa a subida mais difícil da corrida, de Nesso a Colma di Sormano, com 13 km com inclinações de até 11% em uma estrada às vezes estreita e com inúmeras curvas fechadas.

A descida, muito rápida, tem curvas fechadas e termina em Maglio. Com um trecho ligeiramente em declive, o pelotão chega a Como, onde está um desafio final, o San Fermo della Battaglia (397 m) antes da descida até a linha de chegada. A inclinação gira em torno de 7% (máximo 10%).

LEIA MAIS
Il Lombardia no Bikemagazine