Skip to main content

Nova altimetria da Il Lombardia 2024

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Il Lombardia 2024, a última clássica monumento da temporada, será disputada neste sábado (12 de outubro). A 118ª edição da prova terá largada em Bergamo e chegada em Como, mas teve o percurso alterado a um dia da largada. Após as fortes chuvas dos últimos dias, que provocaram deslizamentos de terra e inundações na região, a organização anunciou as alterações.

No Km 37,5 a corrida, depois de passar pela localidade de Cene, vai seguir para Albino, e não para Gazzaniga como no percurso original, para enfrentar a subida do Selvino a partir de Nembro, que substituirá o Passo di Ganda. O percurso inicialmente planejado será retomado no Km 57, logo após o Selvino.

Devido ao risco de alagamento no entorno do Lago de Como, a chegada da prova também foi alterada e a meta agora é em Viale Felice Cavallotti.

Os preparativos e horários de saída permanecem confirmados com assinaturas das 9h às 10h30, fila às 10h35 e largada às 10h40 (horário local).

Camisa arco-íris e “Tríplice Coroa” para Pogacar, que buscar sua quarta vitória na Il Lombardia

Depois de uma temporada dos sonhos, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), que conquistou a Tríplice Coroa em 2024, ao vencer o Giro d’Italia, o Tour de France e o Mundial de Estrada, e venceu a clássica em 2021, 2022 e 2023, pode fazer ainda mais história. Caso consiga mais uma vitória na Il Lombardia, empata com quatro vitórias com Alfredo Binda e iguala o rei da Lombardia, o lendário Fausto Coppi, que conseguiu vencer a “Clássica das Folhas Mortas” em cinco ocasiões, quatro delas consecutivas, entre 1946 e 1949.

Aliás, se conseguir vencer com a camisa arco-íris, Pogacar entra também no seleto clube de ciclistas que venceram na Lombardia usando a camisa, um elenco com apenas 7 ciclistas: Paolo Bettini, Alfredo Binda, Tom Simpson, Eddy Merckx, Felice Gimondi, Giuseppe Saronni e Oscar Camezind.

Entre os adversários está o belga Remco Evenepoel (Soudal QuickStep), dois ouros olímpicos e ouro no Mundial no contrarrelógio. Já o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-Bora Hansgrohe) não vai disputar a corrida e anunciou que encerrou a temporada.

VEJA START LIST

Data powered by FirstCycling.com

LEIA MAIS
Il Lombardia no Bikemagazine