Skip to main content

Pelotão no Tour de Ruanda

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O continente africano vai sediar o Campeonato Mundial UCI de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio pela primeira vez em 103 anos de história. A disputa de 2025, de 21 a 28 de setembro, será em Kigali, em Ruanda.

O ciclismo ocupa um lugar especial no coração de Ruanda e se destaca como um dos esportes mais populares. A nação viu um aumento no ciclismo recreativo e competitivo, com o Tour de Ruanda se tornando um dos principais eventos de ciclismo da África, crescendo a cada ano.

A organização do Mundial já revelou o percurso das disputas, já testados em seu campeonato nacional. O centro urbano de Kigali, com ruas sinuosas e subidas íngremes, receberá o circuito, que será percorrido antes e depois do trajeto do pelotão pelo terreno desafiador da “Terra das Mil Colinas”, com o Mont Kigali (5,9 km a 5,6%) como um dos principais desafios, que aparece no meio da prova.

Percurso e altimetria do contrarrelógio masculino

A programação começa com as provas de contrarrelógio da Elite. A prova dos homens terá 40,6 km, com um ganho de elevação de 680 metros ao redor de Kigali. As mulheres vão percorrer mulheres 31,2km. As subidas incluem a Côte de Nyanza (2,5 km a 5,8% e 6,6 km a 3,5%), que será enfrentada duas vezes, uma de cada lado, além da Côte de Péage (2 km a 6%) e da Côte de Kimihurura, que finaliza o percurso.

Percurso e altimetria do contrarrelógio feminino

Na prova de estrada da Elite masculina, que encerra o evento, o percurso é de 267,5km, com incríveis 5.475 metros de elevação total. Já a disputa da Elite feminina terá 164,6km, com 3.350 metros de elevação total.

Grande parte da competição será no circuito local de 13,6km, com uma volta inicial de 15,1 km, a ser percorrida 9 vezes antes da volta intermediária e 6 vezes na parte final. Além do Mont Kigali, o percurso inclui subidas íngremes como a Côte de Kimihurura (1,3 km a 6,3%) e o Côte de Kigali Golf (800 metros a 8,1%), que vão testar ao máximo a resistência dos competidores.

Altimetria e trajeto da prova de estrada da Elite masculina

Altimetria e trajeto da prova de estrada da Elite feminina

 

VEJA VÍDEO

 

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine
Site oficial do evento 

Cartaz do evento destaca a dureza do percurso