Skip to main content

Márcio May e Henrique Avancini no alto da Serra da Rocinha, em São José dos Ausentes (RS)

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O ciclista Márcio May recebeu Henrique Avancini na subida da Serra da Rocinha, em Santa Catarina. Aos 52 anos, o catarinense atuou 18 anos como profissional, com participação olímpica e inúmeros títulos nacionais e internacionais. Para Henrique Avancini, Márcio May é uma lenda do ciclismo de estrada. “O único autógrafo que pedi na vida foi dele”, garante o próprio atleta.

May, que reside em Brusque (SC), foi convidado de última hora para acompanhar Avancini no 10°episódio do “Expedições com Henrique Avancini”.

“O Márcio May é uma grande referência do nosso ciclismo brasileiro, é um cara muito respeitado, muito legal, e foi divertido demais compartilhar alguns dias com ele. Foi um convite que veio bem em cima da hora, quando eu decidi finalmente fazer a viagem, eu chamei ele na véspera, no outro dia viajei e dois dias depois nós já fomos pedalando juntos”, contou Avancini.

Tempo da subida foi de 40min43s, com 177bpm por minuto em média e 400 Watts de potência média no trecho

O desafio da vez foi subir a Serra da Rocinha pela BR-285, na subida de 14,2km que sai de Timbé do Sul, a 123 metros de altitude, em Santa Catarina, e sobe até São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, a 1.200 metros sobre o nível do mar. A inclinação média do trecho é de 7,2% e praticamente toda pavimentada (asfalto/concreto).

Segundo Avancini, o tempo da subida foi de 40min43s, com 177 batimentos cardíacos por minuto em média e 400 Watts de potência média no trecho.

Atividade no Strava: https://strava.app.link/UBaXO0RRSNb

“Por não estar competindo, esse tem sido um ano onde eu pude tentar desenvolver técnicas muito mais simples de treinamento, de preparação. Tenho feito muitas experiências, principalmente relacionadas com a respiração, exercícios respiratórios na bike e fora dela para tentar incrementar o meu desempenho, e esse tem sido um laboratório muito interessante de aprender a desenvolver o meu corpo com estímulos naturais. E o ritmo, o desempenho na subida da Serra da Rocinha foi muito bom, quase que surpreendente. Eu bati o recorde da subida, fiz uma wattagem média bastante alta também. Sustentei o esforço com uma certa tranquilidade, então foi sensacional sentir o corpo entregando um bom desempenho”, disse o bicampeão mundial de maratona Avancini.

Márcio May e Henrique Avancini no 10°episódio do “Expedições com Henrique Avancini”

Márcio May, tetracampeão da Volta a Santa Catarina, lembrou a importância de mostrar novos lugares legais para pedalar e também a importância de ter o tempo de subida registrado, para um efeito de referência para outros ciclistas.

“Acho muito bacana mostrar as principais serras do Brasil para todo mundo no Youtube. Às vezes as pessoas não sabem onde ir pedalar. O tempo que o Avancini registrou na subida é uma referência para todo mundo. Eu mesmo nem sei o meu melhor tempo na Serra do Rio do Rastro. Eu gostaria de saber qual era o meu tempo de subida no auge da minha forma. Estes registros são muito legais”, disse May.

Além de May, Avancini teve a companhia e a ajuda de Gustavo Maninho, de Criciúma (SC), que pilotou a moto de apoio.

“Maninho é um cara que trabalhou muito tempo com juniores no Brasil, e quando eu era da categoria Júnior, eu tive a oportunidade de correr por ele também em algumas provas. Enfim, foi um cara que fez muito pelo ciclismo brasileiro, por muita gente, foi ali uma pessoa que possibilitou que muitas carreiras fossem à frente, inclusive a minha, e foi muito legal compartilhar esse momento com eles. O Maninho foi o nosso piloto da moto gravando”, contou Avancini.

VÍDEO – SERRA DA ROCINHA

O episódio foi ao ar na segunda-feira (21 de outubro). O programa é produzido pela BARBRA Creative Studio, com direção e direção de fotografia de Gabriel Moraes, produção de Mariana Gomes e motion graphics de Tuti Faganello.