Skip to main content

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Graava Future/ Peter Stuart

A holandesa Marianne Vos conquistou no sábado (5 de outubro) o título de campeã mundial de gravel da UCI. O 14º título de Vos foi com uma Cervélo equipada com um sistema que infla e desinfla os pneus da bicicleta por meio de pequeno botão instalado no guidão. Em uma corrida de gravel como a do Mundial de Gravel em Flandres que mescla diversos tipos de terreno ter controle sobre a calibragem dos pneus em tempo real é certamente uma vantagem sobre os adversários.

“Há dois anos eu uso este sistema em minha bicicleta de gravel. Esta versão eu uso desde a semana passada. Fizemos algumas alterações nesta bicicleta”, contou a campeã. A companheira de equipe Femke de Vries também usou o Gravaa e o ciclista belga Tiesj Benoot usou na prova da elite masculina.

Um pequeno botão comanda o sistema para inflar ou desinflar os pneus

O sistema Gravaa utiliza um pequeno compressor que vai instalado no interior dos cubos das rodas e gera ar comprimido com o próprio movimento da bike, sem nenhum tipo de motor ou cartucho CO2.

No guidão, um pequeno botão sem fio permite ao ciclista controlar o sistema, inflando ou baixando a calibragem dos pneus quantas vezes precisar. Na eventualidade de um furo, o próprio sistema identifica a perda de pressão e entra em funcionamento imediatamente para inflar o pneu furado.

O Gravaa foi criado pelo ciclista holandês Gertjan van Ginderen e foi apresentado pela primeira vez em 2022 e tem sido aperfeiçoado desde então. Em 2023, a equipe Visma-Lease a Bike usou o invento nas Clássicas de Primavera, mas sem conquistar nenhum resultado expressivo.

Como funciona o Gravaa?

O ciclista pré-determina as calibragens a serem utilizadas por meio de um app. O sistema com o minúsculo compressor que gera o ar comprimido e uma placa de circuito impresso ficam no interior do cubo dianteiro, que funciona como mestre, enquanto o traseiro funciona como servo. Um sistema de mangueiras com juntas rotativas se conectam à válvula e infla/desinfla os pneus.

Detalhe do mecanismo que vai embutido no cubo da roda dianteira

A pressão dos pneus é exibida na tela do GPS, por meio de uma conexão ANT Plus ou Bluetooth.

Impossível não comparar o Gravaa com o “Rodoar”,  invenção brasileira muito utilizada em caminhões e ônibus que usa o ar gerado pelo compressor do veículo para manter os pneus calibrados e sustentar a pressão de um pneu furado até o próximo borracheiro.

O sistema Gravaa pode ser instalado em bicicletas mountain bike, ciclocross, gravel e também em road bikes. Opcionalmente pode ser adquirido em kits e instalado em rodas existentes.

Marianne Vos conquistou seu 14° título ao vencer o Mundial de Gravel UCI

Marianne Vos usou em sua bicicleta um par de rodas Gravaa X Reserve 40/44, com aros de largura 40mm/44mm, que acomodam pneus de até 50mm. O preço das rodas é de  3.898 na Europa, equivalente a R$ 23.300 ao câmbio do dia 8 de outubro de 2024.

Mais informações no site oficial https://www.gravaa.com/en