Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI
O holandês Mathieu van der Poel venceu neste domingo (6 de outubro) o Mundial de Gravel UCI, disputado em Leuven, na Bélgica, com 182km de percurso. O belga Florian Vermeersch ficou em segundo lugar, pelo segundo ano seguido, a 1min02s. O também belga Quinten Hermans venceu o sprint pelo terceiro lugar, a 3min47s.
Van der Poel, que há uma semana fracassou ao defender o título mundial na estrada, quando terminou em terceiro lugar, mostrou que está em grande forma e dominou a disputa depois de deixar seu companheiro de fuga, Florian Vermeesch, na última volta do circuito em Leuven.
Aproveitando a oportunidade em uma curta subida, Van der Poel acelerou faltando 13km para a meta e seguiu sozinho para conquistar sua oitava camisa arco-íris, aos 29 anos, depois dos seis títulos mundiais no ciclocross e um no ciclismo de estrada.
Van der Poel começou seu primeiro grande ataque após cerca de 60 quilômetros de corrida, formando um grupo inicial de 16 ciclistas. Uma aceleração subsequente reduziu o grupo para sete, cortando a presença belga na frente de sete ciclistas para quatro. Faltando 40 quilômetros, Van der Poel respondeu ao ataque de F. Vermeersch no asfalto, deixando o resto do grupo de sete ciclistas para trás.
A dupla colaborou na frente enquanto, atrás deles, os belgas Gianni Vermeersch, Jasper Stuyven e Quinten Hermans pressionaram Connor Swift (Grã-Bretanha) e o atual campeão Matej Mohorič (Eslovênia). A dupla na frente colaborou para estender sua liderança sobre o grupo perseguidor para mais de um minuto com 20 quilômetros restantes, testando um ao outro conforme se aproximavam do final.
Em uma batalha tática pela medalha de bronze, os cinco ciclistas quase pararam nos metros finais. Mohorič fez o primeiro movimento, levando Swift a persegui-lo, seguido de perto pelo trio belga. No final, foi Hermans quem disparou na frente para garantir o terceiro lugar no sprint.
Com a vitória de Van der Poel, a Holanda encerra o Mundial de Gravel 2024 na Elite com os dois títulos, depois da conquista de Marianne Vos no sábado.
RESULTADOS
Results powered by FirstCycling.com
LEIA MAIS
Mundial de Gravel: Marianne Vos é campeã e conquista sua 14ª camisa arco-íris





