Skip to main content

Nino Schurter em sua 36ª vitória em etapas da Copa do Mundo, novo recorde, em junho de 2024

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O suíço Nino Shurter, 38 anos, ícone do mountain bike, anunciou que segue competindo em 2025 e que estará na Copa do Mundo de MTB do ano que vem, que terá as duas etapas iniciais no Brasil, em Araxá (MG), em abril – leia mais aqui.

Schurter ainda não definiu a temporada, mas se depender de seu histórico, deve vir ao Brasil. O suíço esteve nas etapas da Copa do Mundo de MTB de Petrópolis, em 2023, e em Mairiporã (SP) e Araxá (MG), no início da temporada 2024. Sua vinda a Petrópolis, aliás, foi histórica, ao conquistar a vitória no XCO e igualar o recorde de 33 vitórias em etapas da Copa do Mundo do francês Julien Absalon. Schurter perseguia o recorde desde 14 de julho de 2019, em Les Gets, na França, quando alcançou 32 vitórias.

Em 2023, garantiu seu próprio recorde ao alcançar 34 vitórias em junho, na etapa de Lenzernheide, na Suíça. Um mês depois, o dez vezes campeão mundial ampliou o recorde para 35 vitórias em Val di Sole, na Itália. Em junho deste ano, de volta a Val di Sole, mais uma vitória, a sua oitava na pista, e a sua 36ª na competição (relembre aqui).

Schurter no Mundial de MTB 2024

No final desta temporada, Schurter terminou a classificação geral da Copa do Mundo em quarto lugar, depois de vencer o título em 2010, 2012, 2013, 2015, 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023. Após a etapa final, em Monte-Sainte-Anne, no Canadá, pôs fim às especulações sobre sua aposentadoria. “Estou muito feliz e orgulhoso de tudo que conquistei nos últimos anos. Tantas memórias ótimas que guardarei para o resto da vida. Sem dúvida, a melhor parte foram todas as pessoas que conheci ao longo do caminho. Amigos, competidores, fãs, todos fizeram valer a pena ir além. Por causa de todos vocês, ainda não estou pronto para pendurar minha bicicleta.”

Após anunciar que ainda não estava pronto para “pendurar a bicicleta”, Schurter destacou que 2025 será sua última temporada. “Outro Campeonato Mundial em casa (em Crans-Montana) e a Copa do Mundo em Lenzerheide (ambos em setembro) são maneiras perfeitas para eu terminar. Será o final perfeito para minha carreira”, afirmou o suíço.

“Ainda é divertido demais para deixar para trás tudo isso e ainda sinto que nos meus dias bons tudo pode acontecer. O meu foco está em Lenzerheide, tenho boas memórias da prova que é perto de minha casa, estou ansioso para voltar a competir na minha própria casa em 2025. Tenho que agradecer pelo apoio todos estes anos e olho para o futuro com a expectativa de criarmos todos juntos novas memórias inesquecíveis”, completou.

LEIA MAIS
Nino Schurter no Bikemagazine