Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Márcio de Miranda @m_mirandaphoto
O catarinense Gabriel Metzger (FMD-Rio do Sul-Royal Ciclo-Dalthon) venceu a terceira e última etapa do Tour do Rio neste domingo (3 de novembro). Metzger completou os 151,7km em 3h43min44s, sete segundos à frente do colombiano Samuel Florez (Team Medellin) e 41s à frente do terceiro colocado, João Gaspar (AGI Cycling).
O título geral ficou com o colombiano Sergio Henao (Nu Colombia), que assumiu a liderança no primeiro dia da prova e completou as três etapas do Tour do Rio com o tempo total de 10h59min31s.
“Ganhar é sempre especial. Começar e terminar a temporada com vitória mostra que toda a preparação foi bem feita. Foi um Tour muito duro, muito complicado, com muitas subidas e descidas e foi preciso usar as pernas. Quero agradecer a todo carinho que recebi nesses dias e dizer que o Brasil é um país muito bonito com pessoas maravilhosas. Foi um enorme prazer competir no Tour do Rio”, resumiu o campeão de 36 anos.

O colombiano Sergio Henao assumiu a liderança na primeira etapa e garantiu o título – Foto de Márcio de Miranda
A vitória de Sergio Henao começou a ser construída logo na primeira etapa. Na etapa de estréia, ele garantiu a vitória escapado com mais de dois minutos e meio de diferença para o segundo colocado, abrindo uma larga vantagem, que foi administrada nas etapas seguintes.
“Sem dúvida alguma, meu desempenho na primeira etapa fez toda a diferença. Foi um grande trabalho de toda a minha equipe, que tem grandes competidores e conseguimos administrar para que vencesse a competição” , encerrou.
Na segunda colocação geral, a 2min32s, ficou o também colombiano Wilmar Paredes (Team Medellin). O espanhol naturalizado colombiano Oscar Sevilla completou o pódio na terceira colocação, a 5min07s.
João Gaspar foi o melhor brasileiro na classificação geral da elite e concluiu na quarta colocação, a 7min25s de Henao.
“Eu queria mesmo ter vencido esta etapa, mas infelizmente não foi possível. Mas estou feliz com o resultado alcançado para a minha equipe. Temos que ter mais competições como o Tour do Rio no Brasil. Foi incrível demais. Terminar bem uma prova como esta, só engrandece o currículo do atleta Quem sabe ainda não me chamam pra seleção”, desejou João Gaspar, que dedicou o pódio a sua namorada Isabelle.
O desempenho do colombiano Samuel Florez na última etapa garantiu ao ciclista da Team Medellin o título de campeão na classificação por pontos e também na classificação de montanhas.
O Team Medellin foi campeão da classificação entre as equipes e concluiu com 15min38s sobre o Nu Colombia. A equipe mineira SwiftCarbon terminou na terceira colocação, a 23min56s.

A equipe mineira SwiftCarbon terminou na terceira colocação entre as equipes – Foto de Márcio de Miranda
Vinicinho é campeão da Sub-23
A boa notícia para o Brasil veio com o título geral da categoria Sub-23. O paraense Vinicius Silva Santos (São José Ciclismo), o Vinicinho, de 20 anos, natural de Paragominas (PA), venceu a segunda etapa no sábado e assumiu a liderança geral da categoria.
Nesse domingo, Vinicinho terminou a terceira etapa na décima colocação, a 45 segundos do vencedor, com vantagem suficiente para garantir o título geral da categoria Sub-23 com 27 segundos de vantagem sobre Florez.
“É minha primeira vez no Tour do Rio e sair com esse troféu me deixa muito orgulhoso. Estou competindo com esses caras que são fenomenais. Estão em outro patamar, então só tenho que comemorar”, festejou o jovem.
RESULTADOS
Results powered by FirstCycling.com
MELHORES MOMENTOS
PERCURSO 2024:
1ª etapa: Conservatória/Valença/Barra do Piraí/Ipiabas/Conservatória – 141,2km
2ª etapa: Conservatória/Sta Izabel/Parapeuna/Valença/Barra do Piraí/Conservatória – 151,2km
3ª etapa: Conservatória/Barra do Piraí/Valença/Pentagna/Parapeuna/Santa Izabel/Conservatória – 151,7km
Total : 444,1km
CAMPEÕES DO TOUR DO RIO
2010: Tomas Alberio, Christopher Jones, Mauricio Morandi
2011: Juan Pablo Suárez, Jaime Castañeda, Eduard Beltrán
2012: Kléber Ramos, Alex Diniz, Byron Guamá
2013: Óscar Sevilla, Gustavo Veloso, Edwar Ortiz
2014: Óscar Sevilla, Gustavo Veloso, Kleber Ramos
2015: Gustavo Veloso, Kleber Ramos, Alex Diniz
2024: Sergio Henao, Wilmar Paredes, Vinicius Silva Santos
Mais informações no site oficial https://tourdoriobike.com.br






