Skip to main content

Sergio Henao venceu a etapa de abertura e abriu sólida liderança na classificação geral – Foto de Luana Martins

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Luana Martins

O colombiano Sergio Henao (Nu-Colombia) venceu escapado a primeira etapa do Tour do Rio do Rio nesta sexta-feira (1° de novembro), em Conservatória. Foram 141km percorridos em 3h32min48s e com a vitória Henao assumiu a liderança geral da competição com uma vantagem 2min36s sobre o segundo colocado, seu compatriota Wilmar Paredes (Team Medellín).

“Foi uma etapa muito dura, muito calor e um percurso com um terreno bem complicado de pedalar, com subidas fortes que desgastam demais. Desde o começo da prova formamos um grupo que veio se alternando na liderança, mas restando poucos quilômetros para o fim eu forcei o ritmo, pedalei forte, sem pensar. A estratégia deu certo e consegui passar em primeiro”, festejou Henao, que estreou na competição.

A terceira colocação também foi de um ciclista colombiano, com o experiente Óscar Sevilla (Team Medellín), bicampeão do Tour do Rio nas temporadas 2013 e 2014. Sevilla cruzou a meta a 4min51s de Henao e é o terceiro na geral.

“Estive na liderança em diversos momentos do percurso, mas o Sergio Hena disparou na frente e não consegui mais alcançá-lo. A diferença é grande mas estou muito contente com o desempenho da minha equipe. Mostramos que estamos fortes. Tem muita competição pela frente e tudo pode acontecer”, disse Sevilla.

O melhor brasileiro na etapa foi João Gaspar (AGI Cycling Team), que concluiu na quarta colocação, a 7min27s.

“É sempre muito bom competir em casa. A prova foi uma das mais fortes que já disputei. Com uns 70km de percurso eu tive muitas câimbras mas consegui segurar e me manter no pelotão de frente. Os colombianos são muito fortes e estou muito feliz com meu desempenho. Agora é descansar e buscar um bom resultado amanhã”, finalizou.

Henao, além da classificação geral, lidera também a classificação por pontos. Óscar Sevilla lidera a classificação de montanhas e chileno Hector Quintana (Plus Performance Solutos) é o líder da classificação de juventude.

Entre as equipes, a liderança é da Team Medellín, seguida pela Nu Colombia. Os paulistas da esquadra de Pindamonhangaba estão na terceira colocação, a 17min50s.

O pódio colombiano na etapa de abertura do Tour do Rio em Conservatória – Foto de Luana Martins

A PROVA

A etapa foi agitada e uma fuga com seis ciclistas teve início no KM 9 da jornada. Eram cinco ciclistas da Colômbia e o brasileiro João Gaspar. A menos de 10km da chegada, Sergio Henao apertou o ritmo e se desgarrou dos companheiros de fuga, que não conseguiram alcançá-lo.

A segunda etapa será disputada neste sábado (2 de novembro) com uma etapa de 151,2km e largada às 10 horas na Rua das Flores, em Conservatória. A previsão de chegada é às 13h40. A prova termina no próximo domingo.

MELHORES MOMENTOS

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

PERCURSO 2024:
1ª etapa: Conservatória/Valença/Barra do Piraí/Ipiabas/Conservatória – 141,2km
2ª etapa: Conservatória/Santa Izabel/Parapeuna/Pentagna/Valença/Barra do Piraí/Conservatória – 151,2km
3ª etapa: Conservatória/Barra do Piraí/Valença/Pentagna/Parapeuna/Santa Izabel/Conservatória – 151,7km

Total : 444,1km

CAMPEÕES DO TOUR DO RIO
2010: Tomas Alberio, Christopher Jones, Mauricio Morandi
2011: Juan Pablo Suárez, Jaime Castañeda, Eduard Beltrán
2012: Kléber Ramos, Alex Diniz, Byron Guamá
2013: Óscar Sevilla, Gustavo Veloso, Edwar Ortiz
2014: Óscar Sevilla, Gustavo Veloso, Kleber Ramos
2015: Gustavo Veloso, Kleber Ramos, Alex Diniz

Mais informações no site oficial https://tourdoriobike.com.br