Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A ultramaratona Cape Epic 2025, na África do Sul, será disputada de 16 a 23 de março. O percurso da 21ª edição terá mais de 300 quillômetros de trilhas inéditas e um formato mais favorável para o público acompanhar as disputas. Do Prólogo em Meerendal Wine Estate até a linha de chegada do Grand Finale em Lourensford Wine Estate, o percurso de 2025 terá 608 quilômetros e 16.500 metros de escalada no total.
Depois do prólogo, a Etapa 1 já mostra que o ano é de novidades. A etapa de 96 quilômetros será pelas vinícolas de Durbanville, nas trilhas de Tygerberg, e vai oferecer aos fãs a oportunidade de ver seus heróis de perto. A Etapa 2, de Meerendal, Durbanville a Fairview, Paarl, terá 58 quilômetros.
Duas novas etapas em Paarl, em trilhas inexploradas anteriormente, dificultam a competição, que chega à Etapa Rainha, na Etapa 5, de Fairview para Lourensford Wine Estate, em Somerset West, com pouco mais de 103 quilômetros de corrida e 3.050 metros de escalada, também com inúmeras oportunidades para o público assistir as equipes passarem voando.
A Etapa 6 mistura algumas das lendárias seções de Lourensford com vasta beleza natural, não oferecendo alívio após os esforços do dia anterior. Trilhas por florestas de eucalipto, trilhas duplas ao longo de pomares e vinhedos e subidas montanhosas estão todas entrelaçadas nesta penúltima etapa. Já a Etapa 7, a Grande Final, será em Helderberg Dome.
VEJA VÍDEO
AS ETAPAS
Prólogo
Domingo, 16 de março de 2025
Meerendal Wine Estate para Meerendal Wine Estate, Durbanville
Distância: 27km
Ganho de elevação: 750m
Dificuldade: ★★
A 21ª edição da ultramaratona Absa Cape Epic começa comum contrarrelógio nas Cape Winelands, com as trilhas icônicas de Meerendal, Fair Cape Dairies e Hoogekraal. Subidas íngremes, descidas de singletrack e muitos pontos para o público conferir.
Etapa 1
Segunda-feira, 17 de março de 2025
De Meerendal para Meerendal, Durbanville
Distância: 96km
Ganho de elevação: 2.450m
Dificuldade: ★★★★
A Etapa 1 tem a reputação de ser um tiro de advertência, um dia que vê esperanças frustradas e protagonistas se revelando. A etapa tem gradientes íngremes na ordem do dia, com uma série brutal de subidas consecutivas.
Etapa 2
Terça-feira, 18 de março de 2025
Meerendal, Durbanville para Fairview, Paarl
Distância: 58km
Ganho de elevação: 800m
Dificuldade: ★★★½
Novo percurso, com escaladas nos quilômetros de abertura e encerramento por estradas onduladas, pistas duplas e trilhas.
Etapa 3
Quarta-feira, 19 de março de 2025
Fairview – Fairview, Paarl
Distância: 92km
Ganho de elevação: 2 600m
Dificuldade: ★★★★½
Grande dia de trilhas, repleto de singletracks e subidas íngremes.
Etapa 4
Quinta-feira, 20 de março de 2025
Fairview -Fairview, Paarl
Distância: 74km
Ganho de elevação: 1 750m
Dificuldade: ★★★½
Segundo dia na região, com o percurso nos afloramentos rochosos e no granito de 500 milhões de anos da Paarl Mountain.
Etapa 5
Sexta-feira, 21 de março de 2025
Fairview, Paarl – Lourensford Wine Estate, Somerset West
Distância: 103km
Ganho de elevação: 3.050m
Dificuldade: ★★★★★
Etapa rainha, único dia a atingir três dígitos no ganho de elevação, com uma longa rota com uma série de subidas árduas. Misturando pista dupla com trilhas, é um dia projetado para corridas agressivas, ataques e contra-ataques.
Etapa 6
Sábado, 22 de março de 2025
Lourensford Wine Estate – Lourensford Wine Estate, Somerset West
Distância: 92km
Ganho de elevação: 2.850m
Dificuldade: ★★★★½
A penúltima etapa usa Lourensford e suas fazendas vizinhas como um playground de mountain bike em um dia de descobertas em trilhas espetaculares por vinhedos e pomares.
Etapa 7
Domingo, 23 de março de 2025
Lourensford Wine Estate -Lourensford Wine Estate, Somerset West
Distância: 68km
Ganho de elevação: 2.250m
Dificuldade: ★★★½
Etapa final da ultramaratona, nas trilhas de Ernie Els, Dornier e nas famosas Helderberg
LEIA MAIS
Ultramaratona Cape Epic no Bikemagazine












