Skip to main content

O brasileiro Alex Malacarne no pódio do XCO Sub 23 na etapa de Araxá

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Whoop UCI Mountain Bike World Series, a Copa do Mundo de MTB, começa a temporada 2025 com duas etapas no Brasil, em Araxá (MG), entre os dias 3 a 6 de abril e 10 a 13 de abril. Com as recentes mudanças no regulamento da disputa, consideradas as maiores atualizações no mountain bike desde o início da Copa do Mundo da UCI, em 1991, muitos competidores brasileiros estão se perguntando se terão direito a uma vaga no pelotão.

A partir de 1º de janeiro de 2025, as equipes UCI Mountain Bike World Series (anteriormente conhecidas como equipes UCI Elite MTB) estarão separadas em duas categorias: Gravity (Downhill e Enduro) e Endurance (Cross-Country e Short Track). No comunicado da UCI, destaca-se que “no máximo 20 equipes Gravity e 20 equipes Endurance se tornarão equipes UCI Mountain Bike World Series para toda a temporada. Para ambas as categorias, 15 convites para ingressar neste nível superior de equipes serão baseados no UCI Team Ranking anual, com cinco equipes adicionais se beneficiando de um wildcard (convites curinga) para a temporada.”

Além das equipes da UCI Mountain Bike World Series com licenças de temporada, em cada rodada da série até oito equipes UCI adicionais terão a oportunidade de correr como equipes convidadas e as federações nacionais manterão sua cota designada.

Vale destacar ainda que a qualificação não será limitada a equipes: competidores individuais podem se qualificar se atenderem a critérios de classificação específicos, ou se forem campeões nacionais, continentais ou mundiais da UCI em seu formato, ou campeões olímpicos (no caso do Cross-Country Olímpico).

Há também a introdução da Continental Series, em colaboração próxima com as cinco confederações continentais do ciclismo, que atuarão como trampolim para uma vaga nas etapas das Copas do Mundo, cuja competição terá a duração de sete meses, entre abril e outubro, com 10 rodadass de cross-country e downhill e oito rodadas de Enduro. As novas regras para a Continental Series serão detalhadas pela UCI em breve.

Brasil terá duas etapas da Copa do Mundo de MTB  em Araxá na temporada 2025

A organização das etapas em Araxá, que recebeu uma etapa da Copa nesta temporada, conversou com o responsável pela parte esportiva do evento, Simon Burney, sobre a participação dos brasileiros na disputa. “Todas as 20 equipes da World Series podem competir. Além disso, oito equipes UCI por rodada podem competir, e estas são selecionadas pela WBD (Warner Bros. Discovery Sports) com o wildcard um mês antes do evento. E, com certeza, nós da WBD queremos as melhores equipes brasileiras UCI correndo em Araxá, então elas deveriam registrar sua equipe na UCI”, disse Burney. “Existem apenas três equipes UCI do Brasil inscritas em 2024. Se for o mesmo em 2025, tenho 90% de certeza que serão selecionadas com wildcards para Araxá”, completou.

Segundo Burney, atletas individualmente podem participar se estiverem entre os 100 primeiros no ranking Elite da UCI ou entre os 200 melhores no caso de atletas Sub-23. E, desta forma, se os atletas se qualificarem individualmente, suas equipes poderão apoiá-los no evento. “Além disso, há a cota da Federação Nacional. E, haverá ainda a qualificação ‘Golden Ticket’ da Continental Series, então também, cinco ciclistas de equipes não pertencentes à World Series se qualificam para uma World Cup em cada categoria”, completa.

Vale destacar que o ranking UCI é atualizado todas as terças-feiras, e o ranking usado para cada etapa da Copa do Mundo é o último ranking antes da data de encerramento da inscrição no evento, que é um mês antes do evento.

CALENDÁRIO 2025 WHOOP UCI MOUNTAIN BIKE WORLD SERIES

Rodada 1 / 3 a 6 de abril: Araxá – Minas Gerais, Brasil (XCO)
Rodada 2 / 10 a 12 de abril: Araxá – Minas Gerais, Brasil (XCO)
Rodada 3 / 9 a 11 de maio: Pietra Ligure – Finale Outdoor Region, Itália (Enduro)
Rodada 4 / 16 a 18 de maio: Enduro Trails – Bielsko-Biała, Polônia (DH e Enduro)
Rodada 5 / 23 a 25 de maio: Nové Město Na Moravě, República Tcheca (XCO)
Rodada 6 / 30 de maio a 1º de junho: Loudenvielle-Peyragudes, França (DH e Enduro)
Rodada 7 / 5 a 8 de junho: Saalfelden Leogang – Salzburgerland, Áustria (XCO, DH e Enduro)
Rodada 8 / 20 a 22 de junho: Val di Sole – Trentino, Itália (XCO e DH)
Rodada 9 / 27 a 29 de junho: Val di Fassa – Trentino, Itália (Enduro)
Rodada 10 / 3 a 6 de julho: La Thuile – Valle d’Aosta, Itália (DH e Enduro)
Rodada 11 / 9 a 13 de julho: Pal Arinsal – Andorra (XCO e DH)
Rodada 12 / 21 a 31 de agosto: Haute-Savoie, França (XCO, DH e Enduro)
Rodada 13 / 18 a 21 de setembro: Bike Kingdom – Lenzerheide, Suíça (XCO e DH)
Rodada 14 / 3 a 5 de outubro: Lake Placid Olympic Region, Nova York, EUA (XCO e DH)
Rodada 15 / 9 a 12 de outubro: Mont-Sainte-Anne, Canadá (XCO e DH)

CiMTB
Antes das etapas da Copa do Mundo, Araxá recebe a abertura da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB), de 28 a 30 de março.

Veja calendário
Etapa 1 – 28 a 30 de março, em Araxá (MG)
Etapa 2 – 6 a 8 de junho, em Poços de Caldas (MG)
Etapa 3 – 1 a 3 de agosto, em Nova Lima (MG)
Etapa 4 – 26 a 28 de setembro, em Congonhas (MG)

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine

Mais informações sobre a Copa do Mundo: https://ucimtbworldseries.com/