Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A China terá pela primeira vez uma marca de bicicletas no pelotão WorldTour em 2025. A empresa XDS Carbon-Tech anunciou em julho deste ano durante o Tour de France que vai entrar com força total no circuito do ciclismo profissional em uma parceria com a equipe Astana, do Cazaquistão, que trocará as italianas Wilier pelas chinesas.
A XDS Carbon-Tech, com sede em Shenzen, é um dos maiores fabricantes do mundo de produtos em fibra de carbono e fabrica quadros “open mold” para várias marcas de prestígio. A fábrica principal tem área de 80 mil m² e produção anual de 300 mil quadros de fibra de carbono e 700 mil garfos.
A empresa é líder no setor e exporta para a Europa, Estados Unidos, América do Sul, Japão e Austrália e forneceu as mountain bikes usadas pela equipe nacional chinesa nos Jogos Olímpicos de Paris. A XDS Carbon-Tech anunciou o plano audacioso de alavancar a Astana com um sólido orçamento capaz de rivalizar com equipes do naipe da UAE Team Emirates e a Visma-Lease a Bike.
Pela primeira vez desde a criação, em 2007, o nome da equipe cazaque vai aparecer depois do patrocinador e deverá se chamar XDS Carbon Tech-Astana, segundo o jornal italiano La Gazzetta dello Sport.
Além de fornecer as bicicletas, o novo patrocinador anunciou “mudanças significativas”, incluindo a contratação de 12 novos ciclistas. Com a aposentadoria do britânico Mark Cavendish, o time dirigido por Alexandr Vinokurov terá outros nomes de peso na temporada 2025 como Diego Ulissi, Wout Poels, Mike Teunissen, Fausto Masnada, Clement Champoussin, Sergio Higuita e Alberto Bettiol.
A esquadra terá ainda o ex-ciclista profissional Alex Dowsett como engenheiro de desempenho, além de Helmut Dollinger, Manuel Crespo e Morgan Saussine como auxiliares técnicos e analistas de dados, numa clara indicação que a marca está comprometida com novas pesquisas e melhorias em sua linha de produtos.
AS BIKES X-LAB
As bicicletas deverão ser modelos da X-Lab, marca criada pela XDS Carbon-Tech com várias opções de bicicletas de estrada. A nova equipe deverá usar o modelo aero AD9 para a maioria das etapas em linha e o modelo de baixo peso RS9 para as etapas de montanha.
De acordo com o material de divulgação, a AD9 foi levada ao túnel de vento do Silverstone Sports Engineering Hub, onde a marca chinesa afirma que ela superou a Canyon Aeroad CFR.
Já a montanheira RS9 tem o quadro feito de fibras de carbono de módulo ultra-alto Toray T1100 e já foi utilizada por uma equipe de ciclismo chinesa. O modelo X-Lab pode ser visto em ação em dezembro no training camp da Astana, que está programado para ocorrer de 7 a 19 de dezembro.
A nova equipe ainda não revelou todos os apoiadores e fornecedores para 2025. Em 2024, a equipe equipou suas bikes com o grupo eletrônico Shimano Dura-Ace Di2 9250 de 12 velocidades com freios a disco e medidor de potência DA FC-9200P, rodas Vision Metron SL60 (ou Corima), pneus Vittoria Corsa Pro 700x28mm, cockpit Vision Metron 5D EVO, pedais Shimano SPD SL, selim Fizik ou Prologo, suportes de caramanhola Tacx Ciro, fita de guidão Prologo Onetouch Neutro e GPS Garmin Edge.
SOBRE A XDS CARBON-TECH
A XDS Carbon Tech (Shenzhen) Co., Ltd., fundada em 2005 em Guangming, Shenzhen, é uma das principais fabricantes de produtos de fibra de carbono na China, com destaque global. A empresa emprega mais de 1.800 colaboradores, com mais de 200 profissionais especializados em pesquisa e desenvolvimento.
Reconhecida por sua inovação, a XDS obteve várias certificações e prêmios, como o “National High-tech Enterprise” e a certificação ISO9001:2015. A empresa foi pioneira no processo de moldagem PTF, elevando os padrões da indústria local e garantindo registro de 14 patentes em 2020.
Além disso, recebeu honrarias como o “China Well-known Trademark” e “Guangdong Famous Brand Product”. Seu gerente geral, Tan Weikun, foi premiado como “Modelo Nacional de Trabalho na Indústria Leve” e reconhecido como talento de alto nível em Shenzhen.
Com forte crescimento, a XDS projeta dobrar seu valor de produção até 2025, consolidando-se como a maior fabricante global de bicicletas de fibra de carbono.





