Do Bikemagazine
Fotos de WeightWeenies @omerodriguez
A italiana Colnago divulgou na quinta-feira (28 de novembro) em seu perfil oficial no Instagram Colnago World as fotos de um novo modelo de bicicleta que poderá ser usada por Tadej Pogacar na temporada 2025. A Colnago Y1RS chama a atenção pelo design de seu quadro, com o tubo de selim bastante recuado, o cockpit em formato de “Y” e distância entre eixos supercurta.
A empresa não deu detalhes do novo modelo, que exibe a frase “projetada para desafiar o vento” em uma das fotos de divulgação da nova bike, que poderá ser apresentada oficialmente no dia 9 de dezembro.
Confira reportagem atualizada aqui
Nas fotos é possível cockpit altamente aerodinâmico, com uma haste ascendente em forma de “Y”, que lembra uma fusão entre o cockpit da Cervélo S5, o Syncros Creston IC e o antigo guidão Aerofly da Specialized Venge Vias.
Imagens publicadas no site WeightWeenies mostram uma visão lateral e frontal em perspectiva do que parece ser a mesma bicicleta.
A origem das imagens ainda não foi verificada, mas o logotipo da Colnago é claramente visível no head tube da bike, montada com rodas Enve e grupo Shimano Dura-Ace.
O logotipo da Colnago também aparece como uma marca d’água no canto das imagens, junto com o estilizado “Y1RS”. A última bicicleta aero da Colnago recebeu o título de “Concept”, mas a julgar pelas semelhanças entre a “Y1RS” e a atual bicicleta de corrida da marca, a V3RS, especula-se que este possa ser o nome do novo modelo.
Design e detalhes revelados nas imagens vazadas
As imagens vazadas mostram o mesmo cockpit em formato de “Y”, mas o que mais chama a atenção é o design do tubo do selim, extremamente recuado. A partir do movimento central, o tubo do selim envolve a roda traseira de forma bem justa até os seat stays, que por sua vez seguem em linha reta a partir do eixo traseiro, ultrapassando o tubo do selim em cerca de 15 a 20cm, para criar uma curva no tubo superior semelhante ao design da Canyon Inflite, antes de continuar em direção ao tubo da direção quase horizontalmente.
O tubo do selim sobe a partir dessa curvatura, mas parece utilizar um canote convencional, em vez de um canote integrado, como o encontrado na Trek Madone, que também usa um design semelhante de tubo do selim recuado. No entanto, ao contrário da Madone, o tubo do selim da Colnago é sólido e não apresenta uma abertura no estilo IsoFlow.
Na frente, a imagem lateral sugere a presença de um head tube no estilo baioneta, semelhante ao da Cervélo S5, mas olhando-se de frente, pode ser apenas um reflexo causado pela pintura holográfica. O head tube é profundo e altamente perfilado, assim como o garfo dianteiro. Já o tubo inferior envolve a roda dianteira de forma bastante aerodinâmica.
Dimensões e aerodinâmica
A julgar pela aparência das rodas cobertas pelo quadro, a bicicleta possivelmente tem uma distância entre eixos mais curta do que o normal para a Colnago, cujas bikes geralmente são um pouco mais longas que as dos concorrentes, entretanto, sem as tabelas da geometria, não há como afirmar com certeza.
O tubo inferior também apresenta um design em degrau, semelhante ao da Pinarello Dogma, provavelmente para proteger o suporte da garrafa d’água do fluxo de ar frontal.
A bicicleta exibida nas imagens está equipada com um grupo eletrônico Shimano Dura-Ace e rodas Enve SES 6.7. Esses componentes são a escolha da equipe UAE Team Emirates, uma decisão tomada após extensos testes em túnel de vento com a Colnago V3Rs.




