A equipe suíça de mountain bike Thömus Maxon apresentou os integrantes para as próximas temporadas. A líder da equipe e número 1 do mundo Alessandra Keller assinou um contrato de vários anos, assim como Mathias Flückiger. O contrato do medalhista de prata olímpico se estende além do fim de sua carreira ativa.
Os contratos de Lars Forster e Vital Albin também foram renovados. Apenas Luke Wiedmann está deixando a equipe após quatro anos. O gerente da equipe Ralph Näf está lançando as bases para o futuro e o planejamento de longo prazo para o próximo ciclo olímpico.
“É ótimo que tenhamos conseguido entrar no futuro com quatro atletas de primeira classe.” Näf, que entrará em sua décima temporada como gerente de equipe, está muito feliz e, ao mesmo tempo, extremamente motivado: “O fato de Alessandra Keller e Mathias Flückiger terem assinado um contrato de longo prazo é uma prova da parceria bem-sucedida e colaborativa entre a gestão da equipe, equipe, atletas e parceiros”, diz Näf.
O contrato de Flückiger se estende além do fim de sua carreira. O ciclistas quer recuperar sua antiga consistência e força após dois anos extremamente desafiadores e também planeja o futuro depois de parar sua carreira esportiva profissional. “Os Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles são meu objetivo de longo prazo. “Trabalho com Ralph, a marca Thömus e todos os outros parceiros há muito tempo. Crescemos juntos, somos bem-sucedidos juntos. Essa colaboração continuará após minha carreira ativa”, diz Flückiger.
Keller continua na equipe e afirma. ““Não vi um único motivo pelo qual deveria ter considerado mudar de equipe. A construção com a gestão da equipe, a composição da equipe e os parceiros é perfeita. Estou convencida de que posso atingir meu potencial máximo na Thömus Maxon a longo prazo.”.
Mesmo depois de oito anos trabalhando juntos, a bicampeã geral da Copa do Mundo ainda vê espaço para melhorias. “Ainda temos espaço para melhorias em muitas pequenas áreas. Como cada membro individual da equipe está constantemente trabalhando em si mesmo e sempre quer se tornar melhor, continuaremos a dar mais passos para cima no futuro.”
Lars Forster recuperou a autoconfiança. Duas vezes campeão europeu e duas vezes vencedor da Copa do Mundo, Lars Forster, assina um contrato por mais dois anos.
“Este contrato e a crença em mim são a base para mais sucesso. Nos últimos dois anos na Thömus Maxon, consegui recuperar minha consistência e entregar meu desempenho ao longo do ano. Vamos desenvolver isso em 2025.”
Forster se diz ansioso pelo Campeonato Mundial em Valais em 2025 e pela Copa do Mundo em Lenzerheide uma semana depois – os dois maiores destaques da temporada no final da temporada.
Vital Albin é o quarto ciclista do quarteto Thömus Maxon para a próxima temporada. Membro da equipe desde 2019, Albin passou por vários contratempos no ano passado. “A temporada 2024 foi bem difícil. Primeiro tive que me recuperar do overtraining, depois tive alguns problemas de saúde.”
Albin está ainda mais grato e motivado por continuar a receber a confiança de Ralph Näf e de toda a equipe, apesar das dificuldades.
“Eu realmente aprecio o fato de já poder encarar minha sétima temporada com a equipe. Isso me motiva ainda mais a tirar o melhor de mim no próximo ano e alcançar os melhores resultados.”
Já Wiedmann começa um novo capítulo em sua carreira. Após quatro anos na categoria sub-23 pela Thömus Maxon, o ciclista deixa a equipe. Ralph Näf e Wiedmann, de 22 anos, decidiram juntos que havia chegado a hora de uma mudança. “Nosso aprendiz está deixando o ninho”, comentou Ralph Näf sobre a saída de Wiedmann.
“Luke se juntou a nós como um garoto de 18 anos e amadureceu nos últimos quatro anos. Pudemos comemorar alguns grandes sucessos juntos. Agora, com a transição para a categoria de elite, é o momento certo para Luke dar um passo e continuar seu desenvolvimento em um novo ambiente. Desejamos a ele todo o sucesso e estamos ansiosos para continuar acompanhando a carreira de Luke de perto.”.
Para garantir que a Thömus Maxon possa continuar a ter sucesso além do próximo ciclo olímpico, a equipe continuará a investir pesadamente no futuro. O departamento juvenil do Thömus Akros Youngstars, liderado por Marcel Kuratli, terá por nove ciclistas em 2025. A equipe existente será acompanhada por Nicolas Halter e Sven Sommer, ambos novos na categoria sub-23. A colaboração e a troca entre a equipe de elite e os Youngstars serão ainda mais expandidas e as sinergias exploradas.
Mais informações no site oficial https://thoemus-maxon.ch/en/homepage/




