Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O esloveno Tadej Pogacar e a belga Lotte Kopecky foram escolhidos os ciclistas do ano pelo prêmio Vélo d’Or 2024, promovido pela revista francesa Vélo Magazine desde 1992. Além do prêmio principal, Pogacar e Lotte Kopecky receberam ainda o Troféu Eddy Merckx de melhores ciclistas de clássicas.
Pela segunda vez em seus 32 anos de história, os vencedores foram anunciados em uma cerimônia em Paris com a presença da maioria dos indicados (anteriormente os campeões eram revelados em tradicional matéria de capa na Vélo Magazine).
Pogacar, aos 26 anos, era a escolha óbvia em uma temporada na qual conquistou 25 vitórias, incluindo a dobradinha Giro d’Italia – Tour de France, campeonato mundial de estrada, duas Monumentos, Liège-Bastogne-Liège e Il Lombardia, a Tirreno-Adriático e a Paris-Nice. O esloveno, que já tinha vencido o Vélo d’Or em 2021, recebeu o Troféu Eddy Merckx de Melhor ciclista de Clássicas do belga Tom Boonen.
Vice-campeã nos últimos dois anos do prêmio Vélo d’Or Femmes desde sua criação, em 2022, Kopecky conquistou as maiores honras com a força de uma temporada que incluiu o título do campeonato mundial de estrada, vitórias na Paris-Roubaix, Strade Bianche, Tour de Romandie, Simac Ladies Tour, além de terminar em segundo lugar geral no Giro d’Italia e ganhar a medalha de bronze olímpica.
Kopecky não pôde comparecer à cerimônia realizada no Pavillon Gabriel, próximo à Champs-Élysées, pois está atualmente na Finlândia em um training camp da equipe SD Worx-Protime.
Luis Ángel Maté recebeu a primeira edição do Prêmio Gino Mäder, em reconhecimento aos seus esforços em iniciativas ambientais e sociais. Esse prêmio, criado em homenagem ao falecido ciclista suíço Gino Mäder — que morreu após um acidente durante o Tour da Suíça de 2023 e estava profundamente comprometido com causas ambientais — celebra a dedicação de um ciclista em causar um impacto positivo em causas sociais e ambientais.
Em setembro, o veterano espanhol comemorou sua aposentadoria pedalando os 600 quilômetros da chegada da Vuelta em Madri até sua casa em Marbella, no sul da Espanha. Durante a Vuelta de 2022, Maté prometeu plantar uma árvore nas montanhas Sierra de Bermeja, perto de sua casa, para cada quilômetro que passasse em uma fuga. Esta iniciativa foi uma resposta aos devastadores incêndios florestais que impactaram severamente a área.
A medalhista de ouro olímpica de mountain bike Pauline Ferrand-Prévot e Romain Bardet foram reconhecidos como os melhores ciclistas franceses da temporada passada. Ferrand-Prévot, multicampeã mundial, recebeu o Troféu Daniel Morelon para disciplinas olímpicas pelo segundo ano consecutivo. Bardet foi homenageado com o Troféu Bernard Hinault como o melhor ciclista de estrada francês.
Harrie Lavreysen, triplo medalhista de ouro olímpico de pista nos Jogos de Paris e 16 vezes campeão mundial, foi homenageado com o troféu de Melhor Ciclista Olímpico Masculino. O holandês de 27 anos não pôde comparecer à cerimônia porque estava competindo na UCI Track Champions League em Londres. O bicampeão paralímpico e campeão mundial Alexandre Léauté ganhou o prêmio de Melhor Ciclista Paralímpico Francês Vélo d’Or.
Vencedores do Vélo d’Or
1992 – Miguel Indurain (Espanha)
1993 – Miguel Indurain (Espanha)
1994 – Tony Rominger (Suíça)
1995 – Laurent Jalabert (França)
1996 – Johan Museeuw (Bélgica)
1997 – Jan Ullrich (Alemanha)
1998 – Marco Pantani (Itália)
2002 – Mario Cipollini (Itália)
2005 – Tom Boonen (Bélgica)
2006 – Paolo Bettini (Itália)
2007 – Alberto Contador (Espanha)
2008 – Alberto Contador (Espanha)
2009 – Alberto Contador (Espanha)
2010 – Fabian Cancellara (Suíça)
2011 – Philippe Gilbert (Bélgica)
2012 – Bradley Wiggins (Grã-Bretanha)
2013 – Chris Froome (Grã-Bretanha)
2014 – Alberto Contador (Espanha)
2015 – Chris Froome (Grã-Bretanha)
2016 – Peter Sagan (Eslováquia)
2017 – Chris Froome (Grã-Bretanha)
2018 – Alejandro Valverde (Espanha)
2019- Julian Alaphilippe (França)
2020 – Primoz Roglic (Eslovênia)
2021 – Tadej Pogacar (Eslovênia)
2022 – Remco Evenepoel (Bélgica)
2023 – Jonas Vingegaard (Dinamarca)
2024 – Tadej Pogacar (Eslovênia)




