Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/CBC
Renato Rezende e Iara Caetano são os campeões brasileiros de MTB Eliminator (XCE). As disputas foram no Mobai Bike Land, em São José dos Campos (SP), que recebe o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO-XCC-XCE até domingo.
Neste sábado, além dos campeões do Eliminator, também teve os primeiros pódios do Cross Country Olímpico (XCO).
O Eliminator reuniu as disputas da categoria Elite. Realizada no formato de baterias classificatórias e finais, a prova é uma das mais emocionantes da modalidade, exigindo muita explosão e raciocínio rápido dos competidores.
No masculino, o multicampeão do BMX Renato Rezende (TSW Team) resgatou toda sua experiência na modalidade e dominou a competição desde as fases classificatórias para se tornar campeão Brasileiro de MTB Eliminator pela primeira vez. Juliano Cocuzzi (LAR Nossa Senhora Aparecida) conquistou a medalha de bronze e Nicolas Romão (Audax Team) ficou com o bronze.
A expectativa também foi grande na prova da Elite feminino. Iara Caetano (TSW Team), atual campeã pan-americana da prova, entrou na corrida como uma das favoritas e não decepcionou. A atleta assumiu a liderança depois de uma largada explosiva e não foi mais alcançada pelas adversárias, sagrando-se campeã brasileira de MTB Eliminator.
Marcela Lima (Sense Factory Racing) garantiu a prata e Luísa Gabrielle (Soul Bikes) completou o pódio.
XCO
Os atletas das categorias Master foram os primeiros a subirem no pódio da prova de XCO. As trilhas desafiadoras do Mobai Bike Land foram inauguradas com sucesso e já coroaram 12 campeões no cross country olímpico.
A primeira bateria teve o experiente Abraão Azevedo vencendo na Master C1 (50-54 anos), Larry Martins na D1 (60-64 anos) e Dilermano Melo na D2 (65 anos +). Leonardo de Castro Filho foi o campeão da Juvenil Masculino e Gabriel Galvão ficou em primeiro na Infantojuvenil masculino.
Anna Vitória de Oliveira abriu a segunda bateria vencendo na Juvenil feminino. Hani Barbar venceu na Infantojuvenil feminino e Ana Claudia Castello levou a melhor na Master Feminino C (50-59 anos). A terceira bateria contou com Hugo Prado Neto comemorando a vitória na Master B2 (45-49 anos) e Gelson Fernandes na Master A2 (35-39 anos).




