
Girmay vence a 8ª etapa do Tour de France 2024 com a camisa verde de líder da classificação por pontos
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO
O ciclista da Eriteria Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) conquistou neste sábado (6 de julho) uma histórica segunda vitória no sprint no Tour de France na etapa 8 em Colombey-les-Deux-Églises. Girmay, que ficou na roda de Bryan Coquard (Cofidis) no ataque inicial, foi mais rápido e deixou Jasper Philipsen (Alpecin-Deceununck) em segundo com Arnaud De Lie (Lotto-Dstny) em terceiro.
Girmay já havia feito história como o primeiro negro africano a vencer uma etapa do Tour de France em 111 edições da corrida ao faturar a 3ª etapa (reveja aqui). “Vencer uma etapa já é inacreditável, vencer uma segunda etapa vestindo a camisa verde é ainda mais. Eu já ganhei duas etapas e vesti a camisa verde, então meu Tour de France já é um sucesso e não me importa o que vem a seguir. De qualquer forma, com certeza darei o meu melhor para ganhar esta classificação por pontos”, comemorou.
Durante a etapa, o camisa de bolinhas Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) encarou uma fuga solitária, que terminou a 14,4km da chegada. Abrahamsen foi escolhido o mais combativo da etapa. “Estou feliz por ganhar mais pontos na classificação de montanha e no sprint intermediário e por ser o ciclista mais combativo. Dei tudo de mim hoje, mas não fui forte o suficiente no final. As pernas estão bem doloridas, então espero me recuperar bem para amanhã. Gosto de sentir dor nas pernas, elas ficam mais fortes depois”, disse.
A oitava etapa do Tour de France começou com 173 ciclistas na linha de largada em Semur-en-Auxois, após Mads Pedersen ser forçado a abandonar a corrida devido a uma queda na sprint de massa em Saint Vulbas na quinta etapa. A chuva intermitente, o vento forte e o terreno montanhoso prometiam um dia desafiador.
Neilson Powless e Stefan Bissegger (EF Education-EasyPost), junto com Jonas Abrahamsen (Uno-X), atacaram logo após a largada. O trio construiu uma vantagem que chegou a 2’25” no km 16. No entanto, os ataques da própria EF Education-EasyPost na Côte de Vitteaux (Cat 3, km 24.1) fizeram o pelotão acelerar e, no topo, Abrahamsen, dono da camisa de bolinhas, cruzou a linha em primeiro, com a diferença para o pelotão reduzida para apenas 1’15”.
Sem conseguir colocar Ben Healy ou Alberto Bettiol na fuga, a EF desistiu dos ataques e também parou Bissegger e Powless. Jordan Jegat (TotalEnergies) tentou em vão se juntar a Abrahamsen, que liderou as subidas da Côte de Villy-en-Auxois (Cat 4, km 32,5) e da Côte de Verrey-sous-Salmaise (Cat 3, km 38,8) sem contestação. No sprint intermediário em Lamargelle (IS, km 59), Abrahamsen tinha uma vantagem de 5’40” sobre um pelotão relaxado. Biniam Girmay (Intermarche-Wanty) foi o primeiro ciclista do pelotão a cruzar a linha, garantindo mais um dia na camisa verde.
Abrahamsen continuou sozinho, superando a Côte de Santenoge (Cat 4, km 96,7) e a Côte de Giey-sur-Aujon (Cat 4, km 122.4), acumulando mais pontos na classificação da montanha. No entanto, ao chegar ao topo da segunda subida, a última classificada da etapa, sua vantagem havia diminuído para pouco mais de 4 minutos. O dia glorioso de Abrahamsen garantiu pelo menos mais duas etapas na camisa de bolinhas, já que haverá apenas 4 pontos de montanha disponíveis para os ciclistas na 9ª etapa e nenhum na 10ª.
Na classificação geral, Tadej Pogacar continua com a camisa amarela, com 33 segundos de vantagem sobre Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). Jonas Vingegaard (Team Visma Lease a Bike) é o 3º, a 1min15s.
“Estava bem frio hoje e foi um dia muito rápido, já que Jonas Abrahamsen estava voando na frente e tivemos que pedalar no ritmo dele. Foi um dia um pouco estressante no pelotão. É bom marcar o dia e começar a pensar no amanhã. A etapa de amanhã será decisiva? Acho que não. Claro, você precisará ficar ainda mais atento e focado. Cada entrada em um setor de cascalho será uma batalha. Haverá vento e talvez um pouco de chuva… Você pode ser o melhor no cascalho, mas se furar no momento errado, perderá tempo. Será um dia agitado e perigoso. Será fundamental ficar perto da frente e bem cercado pela equipe. Todo mundo quer estar na frente em todas as etapas, e a etapa de amanhã não será diferente – apenas mais estressante do que o normal”, comentou Pogacar.
ÚLTIMO KM
Results powered by FirstCycling.com
AS CAMISAS
Camisa amarela – líder da classificação geral – Tadej Pogacar (UAE Team Emirates)
Camisa verde – líder da classificação por pontos – Biniam Girmay (Intermarché-Wanty)
Camisa de bolinhas – líder da classificação de montanha –Jonas Abrahamsen (UNO X Mobility)
Camisa branca – líder da classificação de melhor jovem – Remco Evenepoel (Soudal QuickStep)
Próxima etapa
A primeira semana do Tour 2024 encerra com uma das etapas mais esperadas. A 9ª etapa, neste domingo, 7 de julho, com 199km com largada e chegada em Troyes, terá 14 trechos de estradas de cascalho. “As estradas brancas, que já são uma característica emblemática da Strade Bianche e da Paris-Tours, voltam ao Tour depois da experiência em Champagne em 2022. Serão 14 setores, incluindo seis na parte final da etapa, estendendo-se por 32 km no total”, explica o diretor do Tour.
AS ETAPAS
Etapa 1 – 29 de junho – Florença – Rimini – 206km
Etapa 2 – 30 de junho – Cesenatico – Bologna – 198,7km
Etapa 3 – 1º de julho – Piacenza – Torino – 230,5km
Etapa 4 – 2 de julho – Pinerolo – Valloire – 139,6km
Etapa 5 – 3 de julho – Saint-Jean-de-Maurienne – Saint-Vulbas Plaine de l’Ain – 177,4km
Etapa 6 – 4 de julho – Mâcon – Dijon – 163,5km
Etapa 7 – 5 de julho – Nuits-Saint-Georges – Gevrey-Chambertin – 25,3km (ITT)
Etapa 8 – 6 de julho -Semur-en-Auxois – Colombey-les-Deux-Églises – 183,4km
Etapa 9 – 7 de julho – Troyes – Troyes – 199km
8 de julho – descanso
Etapa 10 – 9 de julho – Orléans – Saint-Amand-Montrond – 187,3km
Etapa 11 – 10 de julho – Évaux-les-Bains – Le Lioran – 211km
Etapa 12 – 11 de julho – Aurillac – Villeneuve-sur-Lot – 203,6km
Etapa 13 – 12 de julho – Agen – Pau – 165,3km
Etapa 14 – 13 de julho – Pau – Saint-Lary-Soulan Pla d’Adet – 151,9km
Etapa 15 – 14 de julho – Loudenvielle – Plateau de Beille – 197,7km
15 de julho – descanso
Etapa 16 – 16 de julho – Gruissan – Nîmes – 188,6km
Etapa 17 – 17 de julho – Saint-Paul-Trois-Châteaux – Superdévoluy – 177,8km
Etapa 18 – 18 de julho – Gap – Barcelonnette – 179,6km
Etapa 19 – 19 de julho – Embrun – Isola 2000 – 144,6km
Etapa 20 – 20 de julho – Nice – Col de la Couillole – 132,8km
Etapa 21 – 21 de julho – Mônaco – Nice – 33,7km (ITT)
LEIA MAIS
Tour de France no Bikemagazine
Site oficial do Tour de France






