Fotos de João Pires
Eles têm o mesmo sobrenome, mas não são parentes. Porém, tiveram o mesmo desempenho positivo e venceram a segunda etapa do 22º Troféu Brasil de Triathlon, disputada na USP, em São Paulo, no domingo, dia 6 de maio.
Marcus Fernandes e Flávia Fernandes foram quase perfeitos e superaram os favoritos, Santiago Ascenço e Carla Moreno, que não perdiam fazia muito tempo, deixando a competição ainda mais emocionante já na segunda das seis provas previstas para 2012.
Marcus, de 26 anos, completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h53min27seg, 14 segundo à frente de Santiago. Já Flávia, de 31, fez a marca de 2h10min39seg, seguida por Carla, que passou mal durante a prova.
Em um dia de temperatura amena, cerca de 500 competidores disputaram a segunda etapa da 22º Troféu Brasil de Triathlon. Como era previsto, a briga pelo primeiro lugar prometia bastante, já que estavam competindo alguns dos melhores nomes do esporte no país.
Atual campeão e vencedor da primeira etapa, o goiano Santiago Ascenço (foto) era favorito a mais uma vitória, o que seria a sétima consecutiva. Porém, ele não contava com o bom desempenho de Marcus Fernandes, que impôs um ritmo forte desde o início e conseguiu segurar os ataques do adversário.
“Foi uma prova bem dura e muito disputada. Treinei bastante para ela e, felizmente, consegui um resultado positivo”, explicou Marcus, que conquistou sua segunda vitória na competição.
Para ele, o segredo para superar Santiago foi manter o ritmo forte, especialmente na corrida.” Consegui uma boa vantagem do ciclismo e isso me ajudou também. Mas acho que a diferença foi seguir correndo forte na segunda metade dos 10 km, o que impediu a chegada dele”, destacou o triatleta, que na semana que vem disputa o Sul-Americano de Duathlon, na cidade de Sapiranga (RS).
Para Santiago, a prova foi muito rápida e ele, que se prepara para o Ironman Brasil, no dia 27 de maio, em Florianópolis (SC), acabou sentindo. “De qualquer forma foi um bom resultado para o campeonato e, sem dúvida, um grande treino para o Ironman Brasil”, afirmou o segundo colocado.
Flávia Fernandes brilha
“Fruto de muita dedicação e trabalho”. Foi assim que a triatleta Flávia Fernandes definiu sua vitória neste domingo. Ela, que esteve sempre entre os primeiros, acabou garantindo sua segunda vitória na prova, repetindo o feito de 2009, em sua estreia no profissional.
“Estou muito feliz. Tenho de agradecer a todos, especialmente ao meu técnico Luis Gandolfo, por esse resultado”, destacou. Para ela, o segredo da vitória foi a concentração.
“Larguei focada e sabia que precisava ser assim. Fiz uma boa natação e um pedal forte, fechando depois na corrida”, completou. Agora, Flávia deve se dedicar mais às provas no país, ao circuito do Sesc e também às demais etapas do Troféu Brasil. “Estou de volta ao circuito e quero novas conquistas”, completou.
Flávia estava realmente num dia especial, mas ainda contou com o mal-estar de Carla Moreno, que vomitou na natação e quase abandona da disputa. “Passei muito mal já na natação, com dores muito fortes. Pensei em parar várias vezes, mas sabia que isso não poderia acontecer pois não era um treino. Fiquei muito feliz com minha superação”, afirmou Carla, oito vezes campeã do Troféu Brasil de Triathlon.
RESULTADOS DA ELITE
Masculino
1º) Marcus Fernandes, 1h53min27seg
2º) Santiago Ascenço, 1h53min41seg
3º) Fellipe Santos, 1h55min55seg
4º) Rafael Sousa, 1h56min39seg
5º) Danilo Pimentel, 1h57min01seg
Feminino
1ª) Flávia Fernandes, 2h10min39seg
2ª) Carla Moreno, 2h12min11seg
3ª) Ariane Montecelli, 2h13min42seg
4ª) Carolina Furriela, 2h14min36seg
5ª) Fernanda Garcia, 2h15min47seg
A terceira etapa será no dia 3 de junho, novamente na USP, em São Paulo.
Mais informações no site www.trofeubrasil.com.br



