
Invenção patenteada pela Shimano permite o ajuste da posição dos taquinhos durante a pedalada automaticamente
Do Bikemagazine
Fotos e ilustrações de divulgação
A Shimano registrou uma patente nos Estados Unidos de um sistema elétrico sem fio para ajuste do taquinho de sapatilhas de ciclismo. A invenção permite ao ciclista ajustar a posição dos tacos durante a pedalada e assim alterar o posicionamento dos pés nos pedais por meio de informações captadas por sensores para uma posição ideal de pedalada. Ajustes manuais também são possíveis.
O sistema ainda não está no mercado e, como acontece com muitas patentes, um produto pode nunca chegar efetivamente às lojas.
Um ciclista está conectado à bicicleta por meio das sapatilhas, taquinhos e pedais. No sistema patenteado pela Shimano, a sapatilha incorpora um “ajustador” na sola, onde vai fixado o taco, que por sua vez é é clipado no pedal da maneira tradicional. O ajustador tem um motor elétrico que move automaticamente a sapatilha para frente e/ou para trás e da esquerda para a direita ao longo de pequenos trilhos.
A bateria principal fica alojada no pedal e alimenta a sapatilha, taco e o ajustador.
A ideia é permitir que, à medida que o ciclista passa por diferentes tipos de terreno e diferentes inclinações (seja para cima ou para baixo), eles ajustam a posição corporal do ciclista conforme necessário. Essa alteração pode mudar os pontos de pivô e os ângulos das pernas e assim oferecer vantagens mecânicas e ganhos de desempenho.
De acordo com a patente, a sapatilha pode se ajustar com base em vários fatores: potência aplicada nos pedais, mudanças na cadência e no pavimento, como de estradas de cascalho para pavimentadas ou até mesmo em resposta a dados de GPS. Os tacos podem se mover para frente no calçado quando a bicicleta detecta subidas íngremes ou pedaladas muito fortes, por exemplo.
A parte do ajustador pode ser vista claramente no segundo diagrama, entre a sola e o taquinho. Também é possível ver o ponto 60, logo acima do taquinhos, um controlador em forma de cruz. Isso permite que o calçado seja ajustado manualmente.





