Do Bikemagazine
Foto de divulgação
O canadense Michael Woods (Israel Premier Tech) conquistou a vitória na 13ª etapa da Volta a Espanha nesta sexta-feira (30 de agosto). Foram 176km com 3.420 metros de altimetria total entre Lugo e Puerto de Ancares, que Woods completou em 4h19min51s. A segunda colocação ficou com o suíço Mauro Schmid (Jayco-Ailula), a 45 segundos. O espanhol Marc Soler (UAE Team Emirates) completou o pódio a 1min11s.
“Estou nas nuvens neste momento. Meu grande objetivo era vencer uma corrida com a camisa de campeão canadense. Tive uma temporada difícil este ano. Foi uma corrida difícil. A pressão estava aumentando e conseguir esta vitória agora, estou nas nuvens. Fui super sortudo de entrar na fuga com Dylan [Teuns] e Riley Sheehan. Eles fizeram um ótimo trabalho. Fiquei um pouco isolado mais tarde, quando a UAE tinha Jay Vine, Brandon McNulty e Marc Soler me atacando. Então eu sabia que era o cara a ser batido na subida. Eu tinha o Puy-de-Dôme na cabeça. Sabia que, desde que tivesse os caras ao alcance, tinha chance de vencer porque a subida realmente me favorecia. Não queria ir tão cedo quanto o Mauro [Schmid] fez, mas então tive que ir. Foram longos 4 quilômetros para estar sozinho”, contou o vencedor.
Na classificação geral, o líder Ben O’Connor (Decathlon-AG2R-La Mondiale) perdeu quase dois minutos para o esloveno vice-líder na classificação geral Primoz Roglic (Red Bull-Bora-Hansgrohe), que diminuiu a diferença para 1min21s. O espanhol Enric Mas (Movistar) mantém a terceira colocação na classificação geral, a 3min01s do camisa vermelha.
Fuga com as estrelas
Como nos últimos dias, a batalha pela fuga do dia foi feroz desde o início. Kasper Asgreen (T-Rex Quick-Step), Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), Victor Campenaerts, Sylvain Moniquet (Lotto Dstny), Mauro Schmid (Jayco AlUla), Simon Guglielmi, Mathis Le Berre (Arké-B&B Hotels), Enzo Leijnse (DSM-Firmenich-PostNL) e Ruben Fernandez (Cofidis) foram os primeiros a saírem em fuga.
Marc Soler, Jay Vine (UAE Team Emirates), Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), (DSM-Firmenich-PostNL), José Felix Parra (Kern Pharma), Nicolas Vinokourov (Astana Qazaqstan) e Xabier Isasa (Euskatel-Euskadi) são os primeiros a se juntarem aos escapados e são rapidamente seguidos por Wout van Aert (Visma-Lease a Bika) e Luca Vergallito (Alpecin-Deceuninck).
Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Sam Oomen (Lidl-Trek), Michael Woods, Dylan Teuns (Israel Premier Tech), Gijs Leemreize (DSM-Firmenich-PostNL), Mikel Bizkarra e Xabier Isasa (Euskaltel-Euskadi) eventualmente formam uma fuga com 24 homens, mas Isasa é rapidamente deixado para trás.
Wout Van Aert luta pela camisa de montanhas
Sem ameaça para a camisa vermelha, a equipe de Ben O’Connor, Decathlon AG2R La Mondiale, dita o ritmo no pelotão e a diferença aumenta para 16’50” quando a Movistar de Enric Mas reage, após 130km. Enquanto isso, Wout van Aert, com a camisa verde como líder da classificação por pontos, persegue os pontos de montanha no topo das primeiras subidas do dia, o categoria 3 Alto Campo de Arbre (km 33,9) e a categoria 2 no Alto O Portelo (km 75,2).
Os escapados começam a se atacar nos últimos 50 quilômetros e o grupo se desfaz. Van Aert, Vine, McNulty, Soler, Asgreen, Oomen, Woods, Schmid e Leemreize estão juntos na base do categoria 2 Puerto de Lumeras. Novamente, Van Aert é o primeiro no topo (km 155,6).
O’Connor perde tempo
Vine e McNulty sofrem uma queda feia na descida, ambos se levantam, mas estão fora da disputa pela vitória na etapa. Van Aert, Soler, Oomen, Woods e Schmid estão prontos para a batalha na última subida.
Schmid parte com 5km para o fim. Woods está em sua roda. E o canadense vai sozinho 500 metros depois.
No grupo da classificação geral, Red Bull-Bora-Hansgrohe acelera o ritmo e O’Connor é deixado para trás com cerca de 4 quilômetros para o fim. Roglic toma as rédeas e eventualmente ganha 35 segundos de vantagem sobre Mikel Landa (T-Rex Quick-Step), 38 segundos sobre Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), 44 segundos sobre Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e David Gaudu (Groupama-FDJ), 58 segundos sobre Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) e Enric Mas (Movistar) e 1 minuto e 55 segundos sobre Ben O’Connor, que mantém a camisa vermelha de líder da classificação geral por 1min21s.
RESULTADOS COMPLETOS
Results powered by FirstCycling.com
PRÓXIMA ETAPA
Neste sábado, dia 31 de agosto, a etapa 14, nas Astúrias, será a mais longa da Vuelta 2024, com 200,5km entre Villafranca del Bierzo e Villablino, com a passagem pela subida de Leitariegos como desafio final. A subida não tem rampas íngremes, mas os 23km de escalada podem ser desafiadores em uma etapa tão longa.

Etapa 14 tem desafiadores 23km de escalada no final
AS ETAPAS
Etapa 1 – 17 de agosto – Lisboa – Oeiras – 12km, ITT
Etapa 2 – 18 de agosto – Cascais – Ourém – 194km
Etapa 3 – 19 de agosto – Lousã – Castello Branco – 191,5km
Etapa 4 – 20 de agosto – Plasencia – Pico Villuercas – 170,5km
Etapa 5 – 21 de agosto – Fuente del Maestre – Sevilha – 177km
Etapa 6 – 22 de agosto – Jerez de la Frontera – Yunquera -185,5 km
Etapa 7 – 23 de agosto – Archidona – Córdoba – 180,5km
Etapa 8 – 24 de agosto – Úbeda – Cazorla – 159km
Etapa 9 – 25 de agosto – Motril – Granada – 178,5 km
26 de agosto – Dia de descanso
Etapa 10 – 27 de agosto – Ponteareas – Baiona – 160km
Etapa 11 – 28 de agosto – Campus Tecnológico Cortizo Padrón – Cortizo Padrón – 166,5km
Etapa 12 – 29 de agosto – Ourense – Estación de Manzaneda – 137,5km
Etapa 13 – 30 de agosto – Lugo – Puerto de Ancares – 176km
Etapa 14 – 31 de agosto – Villafranca del Bierzo – Villablino – 200,5km
Etapa 15 – 1 de setembro – Infiesto – Valgrande Pajares Cuitu Negru – 143km
2 de setembro – Dia de descanso
Etapa 16 – 3 de setembro – Luanco – Lagos de Covadonga – 181,5km
Etapa 17 – 4 de setembro – Monumento Juan de Castillo Arnuero – Santander – 141,5km
Etapa 18 – 5 de setembro – Vitoria-Gasteiz – Maeztu – 179,5km
Etapa 19 – 6 de setembro – Logroño – Alto de Moncalvillo – 173,5km
Etapa 20 – 7 de setembro – Villarcayo – Picón Blanco – 172km
Etapa 21 – 8 de setembro– Madrid – Madrid – 24,6km
LEIA MAIS
Volta a Espanha no Bikemagazine
Site oficial da Volta a Espanha
ÚLTIMO KM




