Skip to main content

Groves na vitória da etapa 14 da Vuelta

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu o camisa verde Wout van Aert (Visma-Lease A Bike) na chegada ao alto em Villablino, neste sábado (31 de agosto), na 14ª etapa da Volta a Espanha. Corbin Strong (Israel-Premier Tech) completou o pódio na frente do pelotão reduzido na chegada.

A Alpecin-Deceuninck trabalhou forte e manteve o comando nos quilômetros finais, apesar dos esforços da equipe DSM-Firmenich PostNL para colocar o vencedor da etapa 5, Pavel Bittner, em uma posição privilegiada no final.

Mas Groves e Van Aert estavam mais fortes; o australiano acelerou primeiro, a 150 metros da meta. Van Aert respondeu, mas não teve força suficiente para derrotar Groves. “Eu não esperava que hoje fosse tão rápido quanto foi. Ter um sprint homem a homem contra Wout é muito incrível”, comemorou o australiano. “A equipe fez um ótimo trabalho e hoje eu não hesitei e acho que fiz um sprint muito bom. Parecia uma corrida de arrancada contra Wout, mas, no final, fui bom o suficiente para vencê-lo.”

Na classificação geral, Primoz Roglic (Red Bull-Bora-Hansgrohe) teve que trocar de bicicleta na descida até a chegada. Felizmente para Roglic, seu companheiro de equipe Dani Martínez estava por perto para entregar sua própria bicicleta e Roglic voltou ao pelotão nos 9 km finais.

O esloveno terminou no pelotão do camisa vermelha Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), que manteve sua vantagem de 1min21s sobre Roglic na classificação geral.

A batalha pela fuga começou desde o início, mas levou uma hora para que ela se formasse, com quase 50 quilômetros percorridos. Seis ciclistas conquistaram a ponta: Isaac Del Toro (UAE Team Emirates), Jhonatan Narvaez (Ineos Grenadiers), Xandro Meurisse (Alpecin Deceuninck), Marco Frigo (Israel Premier Tech), Victor Campenaerts (Lotto Dstny) e Harold Tejada (Astana Qazaqstan).

Del Toro, o ciclista mais jovem da La Vuelta 24, já obteve sucesso nessas estradas, como vencedor da Vuelta Asturias. Mas desde o início a Visma-Lease a Bike de Wout van Aert rapidamente assumiu as rédeas do grupo para controlar a diferença em torno de 2′.

A liderança dos atacantes caiu para 1 minuto quando eles começaram a principal subida do dia, o Puerto de Leitariegos, com 22,7 km de extensão. Narvaez, Frigo e Tejada largou seus companheiros de fuga enquanto Cian Uijtdebroeks (Visma-Lease a Bike) acelerou no pelotão.

Narvaez seguiu sozinho para os últimos 7 km de subida. Enquanto isso, Steven Kruijswijk (Visma-Lease a Bike) assumia a liderança do grupo. Seu esforço significou o fim do ataque de Narvaez com 19,5 km para o fim, 3 km antes do topo. Roglic teve um problema mecânico na descida, mas rapidamente retornou. Na ponta,  Groves e Van Aert dominam trecho final e o australiano supera o belga no sprint.

“Acho que não cometi erros no sprint. Eu sabia que era um sprint de subida, era importante não ir muito antes, então acho que fui no momento certo. Achei que estava na frente dele, mas nos últimos metros minhas pernas ficaram tensas e Kaden me passou de novo”, comentou Van Aert. “É uma pena que eu não tenha conseguido terminar, mas foi definitivamente um dia difícil.”

ÚLTIMO KM

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

Próxima etapa
A segunda semana da Vuelta termina neste domingo, dia 1º de setembro, com a etapa 15, com 143km entre Infiesto e Valgrande Pajares – Cuitu Negru. A dupla subida de Colladiella adicionará dificuldade a uma etapa que termina no Cuitu Negru – um verdadeiro colosso asturiano cujos quilômetros mais difíceis se encontram além do Pajares Ski Resort, com rampas de até 23%. O pelotão vai encarar a subida final depois de um esforço considerável nas passagens anteriores.

Escalada ao Cuitu Negru encerra a segunda semana nas alturas

AS ETAPAS
Etapa 1 – 17 de agosto – Lisboa – Oeiras – 12km, ITT
Etapa 2 – 18 de agosto – Cascais – Ourém – 194km
Etapa 3 – 19 de agosto – Lousã – Castello Branco – 191,5km
Etapa 4 – 20 de agosto – Plasencia – Pico Villuercas – 170,5km
Etapa 5 – 21 de agosto – Fuente del Maestre – Sevilha – 177km
Etapa 6 – 22 de agosto – Jerez de la Frontera – Yunquera -185,5 km
Etapa 7 – 23 de agosto – Archidona – Córdoba – 180,5km
Etapa 8 – 24 de agosto – Úbeda – Cazorla – 159km
Etapa 9 – 25 de agosto – Motril – Granada – 178,5 km

26 de agosto – Dia de descanso

Etapa 10 – 27 de agosto – Ponteareas – Baiona – 160km
Etapa 11 – 28 de agosto – Campus Tecnológico Cortizo Padrón – Cortizo Padrón – 166,5km
Etapa 12 – 29 de agosto – Ourense – Estación de Manzaneda – 137,5km
Etapa 13 – 30 de agosto – Lugo – Puerto de Ancares – 176km
Etapa 14 – 31 de agosto – Villafranca del Bierzo – Villablino – 200,5km
Etapa 15 – 1 de setembro – Infiesto – Valgrande Pajares Cuitu Negru – 143km

2 de setembro – Dia de descanso

Etapa 16 – 3 de setembro – Luanco – Lagos de Covadonga – 181,5km
Etapa 17 – 4 de setembro – Monumento Juan de Castillo Arnuero – Santander – 141,5km
Etapa 18 – 5 de setembro – Vitoria-Gasteiz – Maeztu – 179,5km
Etapa 19 – 6 de setembro – Logroño – Alto de Moncalvillo – 173,5km
Etapa 20 – 7 de setembro – Villarcayo – Picón Blanco – 172km
Etapa 21 – 8 de setembro– Madrid – Madrid – 24,6km

LEIA MAIS
Volta a Espanha no Bikemagazine

Site oficial da Volta a Espanha