Skip to main content

Pódio do contrarrelógio do Mundial, com Evenepoel ouro, Ganna prata e Affini bronze

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O belga Remco Evenepoel confirmou o favoritismo e fez história neste domingo (2 de setembro) ao vencer o contrarrelógio de abertura do Campeonato Mundial de Ciclismo UCI 2024. Defendeu sua camisa arco-íris em um ano em que conquistou ainda a medalha de ouro na crono e na estrada nos Jogos de Paris e encerrou com 7 segundos de vantagem sobre o italiano Filippo Ganna. O também italiano Edoardo Affini ficou em terceiro, a 55 segundos.

Poucas horas antes, a australiana Grace Brown marcou a mesma rara vitória dupla Jogos Olímpicos-Mundial UCI para as mulheres da elite.

Evenepoel encerrou com 7 segundos de vantagem sobre Ganna

Remco Evenepoel marcou o tempo de 53min01s no percurso de 46,1 km do contrarrelógio em Zurique e destacou um grande desafio que teve que enfrentar. “Foi, talvez, o contrarrelógio mais difícil da minha vida. Minha corrente caiu um minuto antes da largada”, contou o vencedor belga. “Então eu comecei e não tinha medidor de potência. Então foi um teste de tempo puro na sensação e eu estava lutando nos últimos 2-3 quilômetros. Acho que forcei bastante no segundo trecho e também fui com tudo na descida. Sem o medidor de potência, é claro que foi bem difícil manter o ritmo nos últimos 5 quilômetros, mas coisas assim acontecem e no final nós vencemos, isso é o mais importante.”

“Foi difícil porque eu tive que forçar, mas não consegui passar do limite porque eu não sabia exatamente o que estava fazendo”, completou.

A rampa de largada para os homens de elite estava localizada no campo interno do velódromo externo Oerlikon, ao norte do centro de Zurique, e recebeu os 59 participantes para um percurso de 46,1 km de volta a Zurique.

O Brasil, que não conquistava vaga para disputar a prova desde 2009, compareceu com Diego Mendes, da equipe Soul Cycles, atual campeão brasileiro de contrarrelógio, que terminou em 48º, a 10min10s.

Pódio do feminino, com Grace Brown ouro, Demi Vollering prata e Chloé Dygert bronze

Na prova das mulheres, a australiana Grace Brown, também ouro nos Jogos de Paris, confirmou sua grande temporada e encerrou com o título mundial. Na Sub 23, a campeã foi a alemã Antonia Niedermaier.

Percorrendo os 29,9 km em 39’16”, Brown foi acompanhada no pódio pela holandesa Demi Vollering (+16”) – conquistando sua segunda medalha no Campeonato Mundial da UCI após a prata no ano passado na corrida de estrada – e pela americana Chloé Dygert (+56”), que levou o bronze após vencer em 2019 e 2023.

“Sinceramente, parece que estou em um sonho nestes últimos meses”, Brown comemorou depois que um cenário emocionante a viu chegar à sua terceira medalha de ouro ITT este ano (ela começou 2024 com o Campeonato Nacional, antes dos Jogos Olímpicos e do Mundial UCI), sua temporada final como profissional. “Acho que definitivamente a experiência de Paris e ter esse sucesso sobre meus ombros já me deu muita confiança e, enquanto eu pedalava nos últimos quilômetros, continuei dizendo a mim mesma que poderia ser uma campeã mundial da UCI e isso me deu força para ir até o fim”, disse Brown, antes de confirmar que se aposentará em algumas semanas: “Eu me sinto muito sortuda por ter tido o fim da minha carreira assim, é especial.”

RESULTADOS

MASCULINO

Results powered by FirstCycling.com

FEMININO

Results powered by FirstCycling.com

PROGRAMAÇÃO
O Mundial de 2024 é o primeiro a combinar sua programação com a do Mundial de Paraciclismo, com os contrarrelógios de paraciclismo também realizados ao longo da semana. Confira a programação

CICLISMO

Segunda-feira, 23 de setembro:
Contrarrelógio individual masculino Júnior
Contrarrelógio individual masculino Sub 23

Terça-feira, 24 de setembro:
Contrarrelógio individual feminino Júnior

Quarta-feira, 25 de setembro:
Contrarrelógio por equipes – revezamento misto

Quinta-feira, 26 de setembro:
Prova de estrada Júnior feminina
Prova de estrada Júnior masculina

Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada Sub 23 masculina

Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada feminina de elite

Domingo, 29 de setembro:
Prova de de estrada de elite masculina

PARACICLISMO

Segunda-feira, 23 de setembro:
Contrarrelógio individual masculino B e C4-5

Terça-feira, 24 de setembro:
Contrarrelógio individual feminino C1-3 e H3-5 e masculino C1-3 e H1-5
Contrarrelógio individual feminino H1-2 e T1-2 e masculino T1-2

Quarta-feira, 25 de setembro:
Prova de estrada masculina B e feminina B

Quinta-feira, 26 de setembro:
Prova de estrada masculina H1-2 e feminina H1-5
Prova de estrada masculina C3 e C4-5

Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada masculina C1 e C2
Prova de estrada masculina T1-2 e feminina T1-2

Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada masculina H3
Prova de estrada feminina C1-3 e C4-5

Domingo, 29 de setembro:
Prova de estrada masculina H4 e H5

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine

Site oficial do evento