Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI
O italiano Lorenzo Finn conquistou a camisa arco-íris na prova de estrada estrada da categoria Júnior nesta quinta-feira (26 de setembro), nas disputas do Mundial de Estrada e Paraciclismo de Estrada UCI 2024 em Zurique, na Suíça. Na disputa das mulheres, a vencedora foi a britânica Cat Ferguson.
O atual campeão mundial masculino júnior da UCI, Albert Philipsen, e seus companheiros dinamarqueses estabeleceram um ritmo forte antes das três voltas do circuito final da cidade (26,9 km). Ataques se seguiram nas colinas ao redor de Zurique, com muitos ciclistas saindo da retaguarda e o finlandês indo na frente com 60km restantes.
Philipsen fechou a lacuna a 35km do final, com o espanhol Héctor Álvarez Martínez e o britânico Sebastian Grindley em sua roda. Após mais ataques e mudanças de posição, Finn seguiu sozinho até o final, conquistando o ouro após 127,2km à frente de Grindley (+2’05”) e do holandês Senna Remijn (+3’06”).
Do Brasil, Henrique Bravo foi o 79º, a 21min42s, Luis Fernando Almeida foi o 88º, a 26min02s, e Guilherme Lino não terminou.
A corrida de estrada feminina júnior (73,6km) também teve muitas disputas antes da volta final de 26,9km ao redor de Zurique. Cat Ferguson (Grã-Bretanha), Viktória Chladoňová (Eslováquia) e Paula Ostiz Taco (Espanha) derrubaram suas rivais na subida de Witikon para lutar pelo título nos últimos 20 quilômetros.
Chladoňová – que já conquistou três medalhas do UCI Worlds este ano, incluindo ouro no mês passado no mountain bike cross-country olímpico – tentou escapar, mas Ferguson finalmente correu para sua segunda vitória esta semana. Ostiz ficou em 2º e Chladoňová completou o pódio.
A jovem ciclista britânica é a 6ª ciclista júnior feminina a vencer o contrarrelógio e a prova de estrada, um mês depois de ganhar duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Pista Júnior da UCI. Vale lembrar que Cat Ferguson foi medalhista de prata no ano passado na corrida de estrada e também tem três medalhas do Campeonato Mundial da UCI em ciclocross.
Na disputa, uma grave queda deixou a ciclista suíça Muriel Furrer, de 18 anos, em estado grave. “Ela foi foi hospitalizada e transportada de helicóptero, tendo sofrido uma lesão grave na cabeça, estando em estado muito crítico”, informa o comunicado da UCI.
RESULTADOS
Results powered by FirstCycling.com
Results powered by FirstCycling.com
PROGRAMAÇÃO
O Mundial de 2024 é o primeiro a combinar sua programação com a do Mundial de Paraciclismo. Confira a programação
CICLISMO
Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada Sub 23 masculina
Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada feminina de elite
Domingo, 29 de setembro:
Prova de de estrada de elite masculina
PARACICLISMO
Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada masculina C1 e C2
Prova de estrada masculina T1-2 e feminina T1-2
Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada masculina H3
Prova de estrada feminina C1-3 e C4-5
Domingo, 29 de setembro:
Prova de estrada masculina H4 e H5
LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine




