Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A suíça Sina Frei (Specialized Factory Racing) e o francês Victor Koretzky (Specialized Factory Racing)
venceram neste sábado (28 de setembro) as disputas de Short Track (XCC) na Copa do Mundo de Mountain Bike XCO, nos Estados Unidos. A penúltima etapa do calendário da Copa do Mundo pela primeira vez é realizada na pista junto ao Monte Van Hoevenberg, em Lake Placid, não muito distante de Nova Iorque.
O título da série feminina foi decidido antes da etapa final, que será realizada, em Mont-Sainte-Anne, no Canadá. A suíça Alessandra Keller (Thömus Maxon) foi coroada como campeã da temporada a uma rodada para o fim.
Frei, Rissveds, Keller e Richards
A elite feminina do XCC largou em um percurso curto e seco e foi a campeã olímpica no Rio de Janeiro, a sueca Jenny Risveds (Equipe 31 Ibis Cycles Continental), que imprimiu o ritmo inicial.
A líder da Copa do Mundo Alessandra Keller (Thömus Maxon) lutou para chegar à frente, mas não conseguiu abrir um gap para o grupo perseguidor. Chiara Teocchi (Orbea Factory Team) e Nicole Koller (Ghost Factory Racing) tentaram ir sozinhas, mas sem sucesso. Até que um ataque na quinta volta – com Rissveds, Laura Stigger (Specialized Factory Racing), Loana Lecomte (Canyon CLLCTV XCO) e Koller – ganhou algum terreno. Quando Stigger caiu no rock garden, Koller, Risveds e Lecomte apertaram o ritmo.
A atual campeã mundial de XCC, a britânica Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli), não estava muito no ritmo em sua primeira corrida com a camisa arco-íris. A britânica tinha vencido suas duas corridas XCC anteriores nos EUA e parecia estar se preparando para um ataque para reivindicar sua terceira.
Mas não era para ser. Frei estudou bem suas táticas e, indo para a volta final, ela e Rissveds saíram na frente. A dupla entrou junta no rock garden, mas a ciclista suíça atacou firme na subida final para superar de vez sua concorrente sueca.
Rissveds não respondeu ao ataque e Frei avançou sozinha para a meta. Atrás delas, Richards ultrapassou
Lecomte para ficar em terceira.
Com Puck Pieterse (Alpecin-Deceunick) fora da etapa (a holandesa optou por correr o mundial de estrada da Sub-23 e foi campeã. Veja reportagem), o caminho para o título da série ficou mais fácil e o oitavo lugar de Keller foi suficiente para garantir o troféu da temporada.
Neste domingo (29 de setembro), ela estará tentando fazer o mesmo na Copa do Mundo Olímpica de Cross-country (XCO) da UCI.
Depois da prova, Sina Frei declarou: “É muito bom. É minha primeira vitória na Copa do Mundo da UCI
em XCC e é muito especial. Tentei ficar na roda, esperar e ser paciente, e na última volta nós aceleramos a todo vapor até a linha de chegada. Senti naquele momento que eu tinha que ir. Tentei e estou super feliz que no final eu venci.”.
RESULTADOS COMPLETOS
Results powered by FirstCycling.com
Campeão mundial com estilo
Enquanto o título da série de Keller estava garantido, a corrida masculina parecia que iria para o fim com Sam Gaze (Alpecin-Deceunick) e Koretzky batalhando pelo primeiro lugar. Mas foi Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) que definiu o ritmo inicial. O atual campeão mundial de XCO mostrou que pode mesclar XCO e XCC , como provou da última vez em Les Gets, Haute Savoie (França).
Outro ciclista da Cannondale Factory Racing, Simon Andreassen, apareceu na segunda volta e ficou claro que a dupla tinha algumas táticas de equipe em jogo. Mas o desastre aconteceu para Gaze. Entrando em um ponto crítico pouco antes do túnel, o líder da série caiu e foi para o último lugar. Koretzky sentiu sua oportunidade. No meio da quinta volta, o francês atacou, mas apenas para testar e deixar um ataque fulminante para para mais tarde na
corrida.
Charlie Aldridge (Cannondale Factory Racing), Filippo Colombo (Scott-SRAM MTB Racing Team) e Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team) todos se revezaram na frente, mas Koretzky nunca ficou muito atrás.
Uma onda de ataque de Chris Blevins (Specialized Factory Racing) no início da penúltima volta terminou com uma grande queda para o americano no meio do percurso. Entrando no loop final, havia um grupo de cinco ciclistas na liderança clara – Koretzky, Andreassen, Hatherly, Schurter e Martins Blums (KMC Ridley MTB Racing Team).
Aproximando-se do rock garden, Koretzky atacou com toda potência e ninguém conseguiu responder. Do nada, o francês abriu uma grande liderança que se estendeu até a linha de chegada. Atrás dele, Andreassen terminou em segundo, enquanto Hatherly superou Schurter para o terceiro lugar.
“Foi incrível. Foi minha primeira corrida [com a camisa] e foi muito prazeroso para mim. É sempre especial quando você veste essa camisa. É só por um ano, então você precisa aproveitar. Aqui na frente da multidão dos EUA foi super legal. Eles estão sempre pegando fogo. Mal posso esperar até amanhã. “Foi difícil [ser paciente]. Acho que a única parte crítica foi o rock garden”, disse o francês atual vice-campeão olímpico.
RESULTADOS COMPLETOS
Results powered by FirstCycling.com
PROGRAMAÇÃO
O Mundial de 2024 é o primeiro a combinar sua programação com a do Mundial de Paraciclismo. Confira a programação
CICLISMO
Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada Sub 23 masculina
Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada feminina de elite
Domingo, 29 de setembro:
Prova de de estrada de elite masculina
PARACICLISMO
Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada masculina C1 e C2
Prova de estrada masculina T1-2 e feminina T1-2
Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada masculina H3
Prova de estrada feminina C1-3 e C4-5
Domingo, 29 de setembro:
Prova de estrada masculina H4 e H5
LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine




