Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Michal Cerveny/UCI
O francês Victor Koretzky (Specialized Factory Racing) venceu neste domingo (29 de setembro) a prova de cross country olímpico (XCO) da etapa da Copado Mundo de MTB em Lake Placid, nos Estados Unidos. Koretzky, que também venceu a prova de short track (XCC), faturou o sprint.
O novo campeão mundial de MTB, o sul-africano Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) terminou em segundo lugar e o suíço Filippo Colombo (Scott-Sram) foi o terceiro.
Hatherly começou forte desde a primeira volta e assumiu a ponta. Koretzky, junto com Colombo, Nino Schurter (Scott-Sram) e um grande grupo, permaneceram juntos até a quarta volta. Hatherly teve um pneu furado e Koretzky aproveitou para mudar o ritmo. Na volta 6, Schurter, que estava na frente, teve um pneu furado e perdeu tempo. A disputa estava imprevisível e, mais uma vez, tudo foi resolvido nos metros finais, em um grande sprint.
“A última vez que fiz a dupla vitória foi em Les Gets, na França, há um ano, então é incrível. Fazer uma dupla vitória em um fim de semana é sempre difícil porque você precisa se manter motivado e continuar. Hoje o tempo estava um pouco ruim, e era quase impossível saber quem era o mais forte. Eu andei superpaciente durante toda a corrida porque era super rápido e na roda era um pouco mais fácil, mas eu não conseguia andar na frente. Estou orgulhoso de mim, estou orgulhoso da equipe. É uma loucura – quatro vitórias em um fim de semana, é incrível para a Specialized. Queremos fazer a mesma coisa na próxima semana e então podemos festejar todos juntos”, comemorou Koretzky.
Na prova das mulheres, a vencedora foi a dinamarquesa Laura Stigger (Specialized Factory Racing), que disputou a chegada com sua colega de equipe Sina Frei. A francesa Loana Lecomte (Canyon CLLCTV) ficou em terceiro.
A Copa do Mundo de MTB 2024 termina no Mont Saint Anne, no Canadá, na etapa de 4 a 6 de outubro.
RESULTADOS
Results powered by FirstCycling.com
Results powered by FirstCycling.com
Última etapa da Copa do Mundo de XCM
Em Lake Placid foi realizada a terceira e última etapa da Copa do Mundo de Marathon (XCM) e, depois de 100km de corrida, a vitória ficou com Vera Looser, da Namíbia, e com o alemão Simon Schneller (Team Bells).
“Eu gosto bastante de andar em grupo, especialmente em uma corrida tão longa porque sempre tem algo acontecendo e você pode se cortar, pode segurar, pode atacar ou coisas diferentes. Eu prefiro isso do que andar sozinho. Hoje foi uma corrida longa, mas foi uma corrida tática. Há muitas subidas fortes e seções técnicas, mas elas nunca são longas ou difíceis o suficiente para deixar alguém para trás, então eu sabia que provavelmente chegaria a um grupo menor no final e poderia se resumir a um sprint. Eu estava totalmente bem com isso porque meu sprint é muito bom. No final do dia, é quem quer mais – especialmente com uma final tão acirrada. É incrível vencer esta corrida no geral. A Copa do Mundo UCI define o melhor ciclista da temporada em todos os percursos, em diferentes corridas, em diferentes táticas. Acho que consegui fazer isso muito bem”, comentou Vera Looser.
RESULTADOS COMPLETOS
Results powered by FirstCycling.com
A corrida masculina foi igualmente envolvente, já que os 40 ciclistas iniciais foram reduzidos a um grupo de apenas 17 depois de uma intensa primeira volta no percurso. Nos 10km finais, um grupo de 10 fortes ciclistas incluía os favoritos ao título o italiano Fabian Rabensteiner e o colombiano Hector Paez Leon.
Schneller levou vantagem sobre o grupo de nove homens e o alemão de 27 anos fez o suficiente para superar Martin Stošek (Equipe Canyon Sidi MTB) e vencer sua primeira Copa do Mundo de Marathon da UCI. Rabensteiner ficou em terceiro lugar, garantindo-lhe o título, enquanto seu rival Páez Leon terminou no final do pelotão em nono.
“Estou super feliz com este título. Consecutivos não são fáceis. Tive um bom desempenho este ano. Comecei bem em Nové Město e tive uma boa corrida em Megève. [Este] percurso não foi tanto para mim, mas me senti super forte e pude trazer este troféu para casa”, disse o campeeão geral Rabensteiner.
RESULTADOS COMPLETOS
Results powered by FirstCycling.com
LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine
Site oficial do evento




