Do Bikemagazine
Foto de divulgação/UCI
A Whoop MTB UCI Wold Series, a Copa do Mundo de MTB, encerra a temporada 2024 neste final de semana com a etapa em Mont-Sainte-Anne, em Quebec, no Canadá, com as disputas do cross country olímpico (XCO), short track (XCC) e downhill (DHI). Mont-Sainte- Anne é um clássico do calendário da Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI, presente regularmente na programação desde 1991.
A etapa começa com três dos seis títulos restantes a serem decididos — no downhill, Loïc Bruni (Specialized Gravity) e Valentina Höll (YT Mob) já confirmaram suas vitórias gerais; e, no XCC, Alessandra Keller (Thömus Maxon) também foi campeã antecipada.
Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) e Alessandra Keller (Thömus Maxon) estão na pole position na classificação geral do XCO. O novo campeão mundial Hatherly pode selar seu título antes do XCO de domingo se vencer o XCC nesta sexta-feira. Mas, se terminar em segundo ou pior, a batalha vai para a corrida final. Apenas Victor Koretzky (Specialized Factory Racing) e Filippo Colombo (Scott-SRAM MTB Racing Team) poderiam atrapalhar seus planos.
Já Alessandra Keller, recém-coroada vencedora geral do XCC, tem que terminar em 34º ou melhor no XCC desta sexta-feira para vencer o XCO geral e fazer a dobradinha da série XCC-XCO. Se ela de alguma forma não conseguir marcar pontos durante todo o fim de semana, Savilia Blunk (Decathlon Ford Racing Team) e Candice Lill são as únicas que ainda podem alcançá-la.
No Short Track, a tensão saiu da série masculina com o então líder da série Sam Gaze (Alpecin-Deceuninck) caindo e terminando em 32º em Mt Van Hoevenberg – Lake Placid, enquanto o novo campeão mundial UCI XCC Koretzky conquistou sua terceira vitória XCC do ano. O francês tem uma vantagem de 154 pontos sobre o neozelandês e precisa terminar entre os nove primeiros para adicionar o título geral ao seu saldo da temporada. Gaze, Hatherly e Colombo são os únicos ciclistas capazes de ultrapassar Koretzky, mas precisariam de uma grande oscilação de pontos para que isso acontecesse.
Com a série feminina XCC encerrada na América do Norte, a pressão acabou para Keller, e podemos esperar ver outra pessoa disputando a vitória. Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli) não sai do pódio do XCC desde Crans-Montana, Valais , então espera-se que a campeã mundial UCI XCC de 2024 esteja lá. Sina Frei (Specialized Factory Racing) parece estar terminando sua temporada com força, enquanto sua companheira de equipe Laura Stigger (Specialized Factory Racing) venceu em Mont-Sainte-Anne em 2023 .
A etapa vai marcar ainda a despedida de uma lenda do downhill, Greg Minnaar (Norco Race Division), que se aposenta após 28 anos de competição. O sul-africano de 42 anos venceu tudo no downhill, incluindo quatro Campeonatos Mundiais UCI e três títulos gerais da Copa do Mundo de Downhill UCI, e é corretamente considerado o maior de todos os tempos. Seu recorde de 23 vitórias na Copa do Mundo de Downhill UCI é o maior de todos os tempos para homens, e poucos apostariam contra ele assinando em grande estilo com a vitória número 24.
PROGRAMAÇÃO – Horário de Brasília
Quinta-feira, 3 de outubro
15h30 – Short track Sub 23 Feminino Sub-23
16h05 – Short track Sub 23 Masculino Sub-23
Sexta-feira, 4 de outubro
15h30 – Short track Elite Feminino
16h05 – Short track Elite Masculino
Sábado, 5 de outubro
Downhill – Final Júnior e Elite
Domingo, 6 de outubro
8h – XCO Sub 23 Feminino
10h15 – XCO Sub 23 Masculino
13h – XCO Elite Feminino
15h – XCO Elite Masculino
LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine
Site oficial do evento



