Skip to main content

O Lago di Como no trajeto da clássica Il Lombardia

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O esloveno Primoz Roglic (Red Bull-Bora Hansgrohe) confirmou que não vai disputar a Il Lombardia, a quinta e última clássica Monumento do calendário, neste sábado (12 de outubro), na Itália.

Em comunicado, a equipe anunciou que Roglic encerrou a temporada 2024, sua primeira temporada com a equipe, depois de fazer história na Jumbo-Visma. “Uma longa temporada chega ao fim. Primoz e a equipe de desempenho decidiram traçar uma linha sob um ano emocionante e começar sua pré-temporada imediatamente”, informa a equipe.

A Red Bull-Bora Hansgrohe confirmou Roger Adrià, Jai Hindley, Bob JUngels, Florian Lipowitz, Daniel Martinez e Aleksandr Vlasov.

Em 2024, Roglic se envolveu na grande queda na Volta do País Basco – Itzulia Basque Country, que atingiu principalmente Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), mas se recuperou e conquistou a vitória na Critérium du Dauphiné. Mas, no Tour de France, abandonou pela terceira vez em suas últimas três participações devido a uma queda. O esloveno se recuperou a tempo de conquistar seu quarto título na Volta a Espanha, à frente de Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), que liderou até a etapa 19.

A Il Lombardia terá no pelotão seu compatriota e tricampeão Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) e o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), que estão entre os favoritos.

START LIST

Data powered by FirstCycling.com

Percurso 2024
O trajeto desta edição começa em Bergamo, em direção a Val Seriana por um curto trecho plano antes de enfrentar uma série de subidas nos Pré-Alpes ao redor da cidade. O Forcellino di Bianzano (Valle Rossa), a subida Ganda, o Colle di Berbenno e Valpiana juntam-se sem fôlego, concluindo esta primeira série de subidas que cobrem mais de 50% da diferença total de altitude da corrida.

Altimetria da Il Lombardia 2024

Depois de uma curta planície que conduz à zona do Lago de Como que sobe de Lecco a Onno, o pelotão enfrenta a subida clássica em direção a Asso (“o Onno”) e daí o Ghisallo pelo lado menos difícil. Depois vem uma descida até Bellagio e o trajeto segue ao longo da costa até Nesso. Neste ponto começa a subida mais difícil da corrida, de Nesso a Colma di Sormano, com 13 km com inclinações de até 11% em uma estrada às vezes estreita e com inúmeras curvas fechadas.

A descida, muito rápida, tem curvas fechadas e termina em Maglio. Com um trecho ligeiramente em declive, o pelotão chega a Como, onde está um desafio final, o San Fermo della Battaglia (397 m) antes da descida até a linha de chegada. A inclinação gira em torno de 7% (máximo 10%).

LEIA MAIS
Il Lombardia no Bikemagazine