Do Bikemagazine
Fotos de divulgação La Presse
O norte-americano Neilson Powless (EF Education-EasyPost) venceu nesta quinta-feira (10 de outubro) a 108ª edição da Gran Piemonte. A prova teve um total de 182km entre as localidades de Valdengo e Borgomanero, no Piemonte, Itália. Powless cruzou sete segundos à frente do pelotão e fechou o cronômetro em 3h57min36s.
Powless arrancou para a vitória com um ataque solo inspirado em Tadej Pogacar a 42km da meta. Com não mais do que 20 segundos de vantagem sobre o grupo de perseguidores nos últimos 20km da corrida, o norte-americano fez um esforço espetacular ao se defender do grupo de 40 ciclistas que uniram forças atrás dele.
Primeiro nativo norte-americano a correr no mais alto nível do ciclismo, Powless se tornou o primeiro ciclista dos EUA a vencer a Gran Piemonte.
“Não há muitos sentimentos no mundo que eu possa comparar a este. Todos os ciclistas, trabalhamos muito duro o ano todo com a esperança de colocar tudo junto em um dia como este. Estou muito feliz por ter conseguido fazer isso hoje. Eu estava correndo por instinto a 60 km do fim. Foi muito tático com cerca de vinte ciclistas à frente. Tínhamos que tentar algo e eu contra-ataquei quando o Lidl-Trek atacou. Eu nunca sabia qual era a diferença de tempo, então ficava olhando para trás. No final, eu apenas dei o meu melhor. Eu pedalei mais forte nas subidas e mais devagar no plano, firme. Eu deixei todos os momentos ruins para trás. Espero poder me recuperar a tempo para o Il Lombardia no sábado”, disse o vencedor.
O neozelandês Corbin Strong (Israel-PremierTech) e o espanhol Alex Aranburu (Movistar Team) terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. Foram 182km em 3h57min36s, a uma velocidade média de 45,9km/h.
RESULTADOS COMPLETOS
Results powered by FirstCycling.com
ESTATÍSTICAS
- Neilson Powless é o primeiro ciclista dos EUA a vencer a Gran Piemonte. É também o primeiro ciclista dos Estados Unidos a terminar entre os 10 primeiros nesta corrida. Os EUA são o 14º país diferente a vencer o GranPiemonte.
- É a primeira vitória profissional na Itália para Powless: sua vitória anterior foi no Giro d’Italia Giovani (agora Giro NextGen) em Imola há 7 anos.
- A 45,959 km/h, este foi a terceira Gran Piemonte mais rápido depois de 2021 (Matthew Walls a 46,931 km/h) e 2016 (Giacomo Nizzolo a 46,806 km/h).
- As últimas 6 edições foram vencidas por ciclistas de 6 países diferentes. Desde 2019: Egan Bernal (Colômbia); George Bennett (Nova Zelândia); Matthew Walls (Grã-Bretanha); Ivan Garcia (Espanha); Andrea Bagioli (Itália); Neilson Powless (EUA).
MELHORES MOMENTOS




