Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO
Vestido com a camisa verde do Tour de France, Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) faturou neste sábado (2 de novembro) a 10ª edição da Tour de France Saitama Criterium, em Saitama, no norte de Tóquio, no Japão. Primoz Roglic (Red Bull-Bora-Hansgrohe), alcançado pouco antes da meta, terminou em segundo, seguido por Mark Cavendish (Astana Qazaqstan) em terceiro.
A prova que reúne os principais destaques do Tour de France, chamada de “a etapa 22 do Tour”, teve 17 voltas em um circuito de 3,6 km, marcado por chuvas na maior parte do tempo. Houve várias batalhas nos sprints intermediários, onde nomes como Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e Girmay começaram a se destacar.
A fuga final da disputa teve Romain Bardet (dsm firmenich-PostNL), o atleta da casa Yukiya Arashiro (Bahrain Victorious) e Roglic. Os dois primeiros acabaram recuando para o grupo, deixando o tetracampeão da Volta a Espanha na frente sozinho antes de ser alcançado na linha por Girmay, muito bem recebido pelo público.
“Para ser honesto, eu não esperava ver tantas pessoas me reconhecerem, chamando meu nome, torcendo, você realmente se emociona, foi tão lindo”, disse Girmay na entrevista coletiva pós-corrida. “Para nós, estamos aqui porque estamos aqui trabalhando, mas para os fãs lá fora na chuva forte, eles estão nos apoiando e você realmente sente isso, o quão apaixonados eles são pelo ciclismo.”
Cavendish, o vencedor de um recorde de 35 etapas do Tour de France e campeão da camisa de pontos de 2023, cruzou a linha em terceiro, na frente de Jasper Philipsen, que conquistou a classificação por pontos do circuito. Romain Bardet , que se despediu do Tour de France em julho passado, foi coroado rei das montanhas no Japão, como havia sido em 2019. Chris Froome , outro ciclista que já havia participado da edição inaugural da prova, em 2013, recebeu o prêmio de combatividade.
Confira resultados completos em 2024-saitama
MELHORES MOMENTOS




