Colaboração de Marcelo Afornali
Em meados de 2005, adquiri uma antiga bicicleta da marca inglesa Rudge Whitworth de seu primeiro proprietário. Era um modelo Roadster, ano 1949, com aro de 28 polegadas.
Minha intenção era a de manter a peça em estado original, mas após uma avaliação profissional cheguei à conclusão que seria necessário o processo de restauração.
Em fevereiro de 2006, foi me entregue a bicicleta com a missão de deixá-la como nova, missão passada pelo maior colecionador de bicicletas e brinquedos de Curitiba, o Sr. Aramis Secundino. “Quero a bicicleta nova e restaurada. Não tenha pressa”, era o desejo dele.
A partir daquele instante, a bicicleta foi toda desmontada e as partes de lataria e cromados encaminhadas aos profissionais competentes, bem como a mecânica foi sendo renovada lentamente.
Alguns pontos do trabalho merecem ser ressaltados:
Garfo: O garfo teve que ser restaurado, pois os engates da roda estavam danificados.
Aros: Notei que as rodas também não faziam par e consegui, a custo de muita pesquisa, um conjunto original 28 X 1.1/2 da marca Dunlop e com a gravação Made in England.
Decalques: Os adesivos e letras foram reproduzidos da forma original, pois nas partes onde existiam, pude copiar por fotografias e reproduzir perfeitamente.
Selim: O selim, da marca inglesa Brooks, foi restaurado duas vezes. Na primeira tentativa, a forma não ficou perfeita e optamos por refazer o trabalho até que ficasse perfeito.
Lataria: Apesar do estado ser bom, pequenos amassados foram retirados dos pára-lamas e do quadro. O mais difícil foi o cobre-corrente, feito de uma chapa difícil de ser endireitada, por ser muito fina e fabricada com um aço “rebelde” para ser martelado. Uma martelada e a peça empenava totalmente.
Todos os componentes pertenciam originalmente à bicicleta, a não ser os pedais que, depois de restaurados e por opção do proprietário, foram para sua estante para dar lugar aos novos pedais ingleses da Reynolds.
Tanto a campainha, como o farol, o refletor e os punhos, entre outras peças, foram compradas sem uso ou pouco usadas, todas fora do Brasil. Entre estas peças, destaco o farol e a campainha.
O farol é um lindíssimo Lucas Twin, modelo 308 TL, que é abastecido eletricamente por um dínamo da mesma marca e de aproximadamente 500 gramas de peso. Um farol é para a luz baixa e o outro para alta, e suas lentes são diferenciadas.
A campainha é da marca Lucas também, de um tipo conhecido como “campainha rotativa”. Considero um modelo raro de campainha, já que cada tampa lateral tem um som. O som emitido é é algo inconfundível e que ilustra bem a qualidade do material e o romantismo daquela época.
Para completar o conjunto, consegui um display de preços (de loja) por intermédio de um amigo inglês, que ainda possibilitou a venda com o catálogo da bicicleta e do seu respectivo ano.
Enfim, foram 11 meses de trabalho e muita pesquisa, principalmente para escolher os acessórios corretos e fazer um verdadeiro trabalho de restauração neste ícone da indústria inglesa, a belíssima Rudge 1949.
FICHA TÉCNICA
Marca: Rudge Whitworth
Modelo: Roadster aro 28
Ano: 1949
Origem: Inglaterra
Proprietário: Aramis de Macedo Secundino, Curitiba PR
Acessórios: Dínamo, Campainha rotativa, Cadeado Lucas modelo GEM 104, Farol modelo Twin 308 TL, Espelho Catos inglês, Selim Brooks B’73, Cubo traseiro contrapedal, Ferramentas Perry, Kit de remendos John Bull, Saco bornau/refletor Sturmey Archer, Pedais Reynolds, Bomba, Aros Dunlop, Cavalete, Punhos originais da Raleigh Industries, Flâmula inglesa da época.
Profissionais envolvidos na restauração:
– Marcelo Afornali – Bicicletas Antigas – Partes e Peças – www.bicicletasantigas.com.br
– Pintor: Josué dos Santos – Cicles J. Santos
– Cromação: Irineu Krasinski – Cromagem do Irineu
– Lataria: Tadeu Rudkiewski
– Selim: Clovis Biotto
– Montagem de Rodas: Sérgio dos Reis – Tecnocicles Bicicletas



