Skip to main content

Texto e fotos de Marcelo Equi – [email protected]

Esta bike foi de meu sogro, que a comprou em 1982. É uma Monark Circus 5, de cinco marchas.

Ele ia dar a bike para outra pessoa, quando veio em minha cabeça a idéia de recuperá-la e acabei ganhando-a de presente.

Sou de São José do Rio Preto (SP) e vou visitar meu sogro a cada 15 dias em Votuporanga.

A bicicleta estava dentro do depósito da casa e seu quadro estava perfeito e eu a desmontei e a levei para a Ciclo Center, em Votuporanga. Deu pra aproveitar o quadro, o garfo, o guidão, os cubos japoneses de alumínio Shimano, freios (japonês, de alumínio Shimano Toruneu), o pedivela e o suporte do guidão.

Os demais componentes eu troquei tudo. Coloquei aros Expert Aero, da Aeroforte, nova raiação, pneus Pirelli com faixa branca, câmeras de ar, pedal plataforma, coroa tripla e catraca de sete velocidades (ficou com 21 marchas), corrente, alavancas de câmbio, manetes (o antigo estava quebrado), suporte lateral. Coloquei também blocagem nas rodas e um selim da Caloi.

Na época, era obrigatório em Votuporanga o emplacamento das bicicletas, então resolvi manter a placa de 1982. Essa brincadeira custou R$ 440, mas valeu a pena, pois a bike é uma relíquia para mim.

E, para estreá-la, percorri uma estrada vicinal que liga Votuporanga a Sebastianópolis do Sul, com um total de 45 quilômetros. A bike está aprovada!