Um dos ciclistas com mais experiência na prova esportiva de endurance mais difícil do Mundo, o santista Cláudio Clarindo (Usiminas, Specialized e Shimano) larga nesta quarta-feira, 13 de junho, para a sua quarta Race Across America (RAAM). O desafio é para poucos, ainda mais na categoria solo (individual), pedalando nada menos que 5 mil quilômetros ininterruptamente, para cortar os Estados Unidos da Costa Oeste à Leste.
No duro trajeto, passará por vários tipos de clima e terreno, como regiões desérticas e subidas íngremes, com temperaturas negativas e gelo nos cumes. Uma prova para poucos, entre OceanSide, na Califórnia, no Oceano Pacífico, e Annapolis, em Maryland, no Atlântico.
“Existem 50 ciclistas inscritos na solo e todos com muita vontade de completar a temida RAAM. Com três participações concluídas, sou um dos mais experientes aqui e alvo de muitas perguntas, como eu consigo completar a prova três vezes e sempre baixando o meu tempo”, conta Clarindo, já em ritmo total de preparação para a largada, em OceanSide, na Califórnia.
Segundo ele, um dos segredos para esses desempenhos é a força de vontade, aliada ao espírito de equipe. “A minha equipe de apoio este ano está mais unida ainda e estamos preparados para enfrentar as adversidades da prova”, reforça o ciclista, adiantando algumas das muitas dificuldades desta edição.
“Já estão dizendo que quando passarmos no deserto do Arizona, enfrentaremos o maior calor dos últimos dez anos de RAAM. Estima-se que enfrentaremos 52º graus e pedem para termos muito cuidado com a hidratação. Estamos prontos e sei que este ano será tão difícil quanto os outros”, afirma, revelando um dos subsídios importantes para superar o desafio do calor. “No deserto contarei com alguns produtos da Hammer Nutrition, que me fazem ter mais tranquilidade na hora da reposição de líquidos”, conta.
Esta é a quarta vez que Clarindo compete na prova norte-americana em seis anos. A estreia foi em 2007, na 11ª colocação, em 11 dias e 14 horas. Em 2009 ficou em sétimo lugar, com 10 dias e 22 horas. No ano passado repetiu o 11º lugar, melhorando o tempo de pedal para 10 dias e 15 horas. Para este ano, a expectativa é de completar o percurso abaixo dos dez dias. “Pretendo realizar a RAAM em nove dias e 22 horas. Poucos ciclistas conseguem este feito”, revela.
Em sua já elogiada equipe de apoio, ou como Clarindo cita, os “anjos da guarda”, contará com um trunfo a mais, o também ciclista de longa distância Michel Blogi. Além dele estarão amigos que já vivenciaram a prova com o próprio Clarindo, conhecendo de perto as dificuldades dos longos dez dias: Willian Japão, Bete Pereira, Toninho Pinheiro, Leonardo Santos (mecânico), Graziela e Marcio Toledo.
Mais informações no site www.raceacrossamerica.org



