Skip to main content

Após a vitória de Flavio Reblin no Giro Internacional do Interior de São Paulo, a equipe Memorial/Prefeitura de Santos/Giant confirmou a boa fase e conseguiu destaque no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, realizado em Maringá (PR) de 23 a 27 de março. O time santista conquistou 18 medalhas no total.

Participando de todas as provas do evento, mais uma vez com um grupo jovem que faz parte do projeto Ciclismo de Santos – “Da base as Olimpíadas” – que conta com o patrocínio da Usiminas, a equipe santista conseguiu o maior número de medalhas na competição, 18 no total, sendo seis de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

Houve uma grande evolução dos jovens atletas como os medalhistas de ouro Iago Marinelli, Geovane Andriatto e Diego Ares na prova de Perseguição por Equipes ao lado do experiente Marcos Novello (capitão da equipe) e o velocista Flavio Cipriano (melhor índice técnico da competição) com dois ouros nas provas de Velocidade Individual e Keirin. A equipe teve também a medalha de bronze na Velocidade por equipes ao lado de Iago Marinelli e do novo contrato da equipe e responsável na pista pela condução do jovem velocista Fernando Firmino, que também levou mais um bronze na prova de Keirin.

Entre as mulheres, o time dirigido pelo técnico Claudio Diegues, conseguiu ratificar a grande atuação dos santistas com Aline Paroliz, Maira Barbosa, Camila Coelho e Mariana Motta, que ganharam 11 medalhas no total, sendo três ouros, cinco pratas e três bronzes.

Vale destaque para os ouros de Aline na provas de Perseguição individual e Pontos, e na prova de Velocidade por Equipes com Maira Barbosa e Camila Coelho, que também se destacou individualmente na competição com seis medalhas. A jovem Mariana Motta levou prata na Perseguição por Equipes junto com Aline e Camila, participando das finais das provas Por Pontos e Scratch, mostrando boa evolução na pista.

Para o técnico da equipe Claudio Diegues, todos os bons resultados são frutos do comprometimento dos atletas neste novo projeto que a Memorial e a Prefeitura de Santos, ao lado da Usiminas, estão realizando desde janeiro com uma equipe multidisciplinar, dando o suporte necessário para que eles tenham um desenvolvimento gradativo e de qualidade em todos os aspectos.

“Mostramos que temos bom material humano e profissional capacitados para o desenvolvimento de nossos atletas, porém o que me deixa mais confiante é o fato de todos eles conseguirem os resultados num período que não é o pico de forma, já que propusemos a eles estarmos chegando ao primeiro pico do ano em maio quando alguns deles devem representar o país o campeonato pan-americano de Medellín na Colômbia que será classificatório para os Jogos Pan-americanos de Guadalajara no México em outubro”.

Para Flavio Cipriano o mais importante foi conseguir disputar as séries de velocidade e a prova de Keirin, de uma forma diferente e mais próxima do que ocorre internacionalmente.

“Hoje nestas provas dificilmente quem está atrás consegue passar o seu oponente devido às velocidades serem bastante próximas, porém o Claudio e o Firmino me deram confiança para tentar e o resultado foi bem satisfatório”.

O time santista, ainda teve o acompanhamento do mecânico Jaime Quaglio e do preparador físico Rodrigo Gianone, que pode iniciar com os atletas novas formas de aquecimento, de acordo com a característica de cada atleta e prova.

A equipe Memorial/Prefeitura de Santos, na temporada 2011, conta com os patrocínios da Memorial Necrópole Ecumênica e Prefeitura de Santos, Fundação Pró-Esporte de Santos e Usiminas, co-patrocínios de Giant e Oakley além do apoio de VO2Max, Fitiness Shop Suplementos, Clínica Orto Center, Pedais Look e Profile.