Skip to main content

Foto João Pires / Divulgação

O triatleta Fábio Carvalho está na disputa do Troféu Brasil em Santos

Com a realização da primeira etapa neste domingo (17 de março), em Santos, tem início a 23ª temporada do Troféu Brasil de Triathlon. A competição, considerada a mais tradicional e importante do gênero na América Latina, reunirá as feras do esporte nas categorias Profissional e Amador, que terão pela frente 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Haverá ainda a categoria Amador Short, com metade desta marcas. A etapa de abertura terá cerca de 700 competidores de 23 estados, confirmando a força da competição.

A largada será na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6, a partir das 7h30. A etapa ainda será marcada pela homenagem ao cantor Chorão, falecido recentemente, com a execução de suas musicas em todo o final de semana. “O Chorão era um grande amigo meu e acho que é mais do que justo prestar esta homenagem a uma pessoa que sempre levou o nome de Santos”, destaca Núbio de Almeida, diretor-geral o evento.

Com mais de duas décadas de história, o Troféu Brasil de Triathlon teve e tem papel importante no desenvolvimento do triatlo nacional. Afinal, neste período passaram pela prova inúmeros triatletas que acabaram brilhando no cenário internacional, como Armando Barcellos, Oscar Galindez, Leandro Macedo, Marcus Ornellas, Fernanda Keller, Gisele Bertucci, Vanessa Gianinni, Carla Moreno, só para citar os campeões.

Os maiores vencedores são o argentino Oscar Galindez, com sete conquistas, e Carla Moreno, com oito títulos. Atualmente, o Flávia Fernandes e Adriano Sacchetto detêm os títulos no profissional.

A movimentação começa cedo, das 6h15 às 7h15, com numeração e entrega da bicicleta na área de transição na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6, em Santos. Os atletas profissionais e da categoria Amador Olímpico farão isso das 6h45 às 8h30. A largada do Amador Short será às 7h30, enquanto a do Profissional será às 8h40, já a Amador Olímpico começa às 8h45. A premiação da imprensa será às 11h00, ficando a oficial para as 11h10.

Alguns dos principais nomes do esporte participarão da etapa deste domingo. São eles o mineiro Adriano Sacchetto, atual campeão, o goiano Santiago Ascenço, vencedor na temporada 2012, Felipe Guedes e Frederico Monteiro, ambos de Santos, e o paulistano José Augusto de Azevedo Filho.

No feminino, três santistas já asseguraram presença. São elas Carla Moreno, grande campeã da competição, Fernanda Garcia, vice-campeã em 2012, e Carolina Furriela, também com uma excelente campanha no ano passado, quando terminou na quinta colocação.

O 23º Troféu Brasil de Triathlon terá seis provas no ano, sendo duas delas na Capital Paulista e as demais em Santos. Após a abertura no dia 17 de março, no litoral paulista, terminando no dia 8 de dezembro, no mesmo local. As etapas são as seguintes: 1 etapa, 17/03, Santos; 2ª etapa, 12/05, São Paulo; 3ª etapa, 23/06, São Paulo; 4ª etapa, 22/09, Santos; 5ª etapa, 27/10, Santos; e 6ª etapa, 08/12, Santos.