Fotos de divulgação
Rodrigo do Nascimento, da equipe São Francisco, de Ribeirão Preto, conquistou neste domingo (30 de junho) o título de campeão brasileiro de ciclismo de estrada. “Esta medalha é de toda a nossa equipe, a quem eu dedico este título”, afirmou o atleta de 28 anos, que finalizou a prova com o tempo de 4h36min49s. Alex Diniz, da Funvic, de São José dos Campos, foi o segundo colocado, com o tempo de 4h37min10s, seguido por Alan Maniezzo, da equipe de Americana, em terceiro, com 4h37min11s.
“O maior presente que um ciclista pode ganhar é o título do Campeonato Brasileiro de Estrada. Estou muito feliz, estou realizado com essa conquista”, declarou. “Não imaginei que poderia vencer a prova. Estava muito desgastado, cansado. Meu objetivo era trabalhar para a equipe e em especial para o Thiago Nardin, que não se sentiu bem na parte final da prova. Com isso, assumi a responsabilidade e conquistei a vitória”, completou.
Desde o início da prova, as equipes tentaram atacar e sair em fuga. Quando faltavam oito voltas para o término da corrida, Alex Diniz escapou e abriu aproximadamente três minutos do pelotão intermediário, que tinha o ciclista ribeirão-pretano. “Conseguimos alcançar o Alex Diniz na última volta. Quando faltavam aproximadamente dois quilômetros, decidi contra-atacar e consegui abri uma boa distância. Fui muito feliz no momento que decidi arrancar. Naquele momento era tudo ou nada. Como consegui vencer, poderia ter terminado em quarto também”, acrescentou o atleta, que foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Contrarrelógio, realizado no sábado.

Luciene Ferreira é bicampeã brasileira
A prova foi disputada em circuito no Parque Eco-Esportivo Damha, finalizando a programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo. As categorias Elite/Sub-23 feminina foram as primeiras a entrarem na estrada, percorrendo 79,2 km, distribuídos em oito voltas no circuito de 9,9 km. Os atletas do masculino deram 18 voltas no circuito, somando 178,2 km.
No feminino, a vencedora foi Luciene Ferreira da Silva, da Funvic, que conquistou o bicampeonato, com o tempo de 2h02min38s. Logo depois da primeira volta, um grupo com cinco atletas abriu grande vantagem das demais e, entre elas, estava Luciene Ferreira. O grupo conseguiu manter a fuga até a chegada. A decisão foi no sprint. Clemilda Fernandes terminou em segundo lugar e Flávia Paparella foi a terceira colocada.
Na categoria Sub23, o título do masculino ficou com João Marcelo Gaspar, da equipe Ironage. Andre de Souza Almeida foi vice, seguido por Carlos Henrique dos Santos em terceiro, ambos da equipe Penks. No feminino, a campeã foi Márcia Fernandes Silva. Nayara Ramos e Viviane Santos ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.



