Skip to main content

Foto de divulgação

Provas do Brasileiro de Pista foram disputadas no Velódromo de Maringá

Os 19 campeões brasileiros de ciclismo de pista de 2013 estão definidos após quatro dias de disputas na cidade de Maringá (PR), no Velódromo Municipal da Vila Olímpica. As competições começaram na quarta-feira (31 de julho) e seguiram até sábado (3 de agosto). O ciclista profissional Rafael Andriato, integrante da equipe Vini Fantini/Selle Itália, marcou presença e venceu a prova de Scratch.

No feminino, uma das provas mais disputadas foi a Keirin, vencida por Gabriela Yumi, que defende o Clube Maringaense de Ciclismo e também representa a seleção brasileira, seguida por Maira Nogueira (VELO/Giant/SEME Rio Claro) e Hyriah Karollyne, também integrante da seleção, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Outra prova muito disputada foi os 500 metros para as mulheres, vencida por Ana Rafaela Kosak (Sesla Indaiatuba/MZ2 Eventos). A diferença entre as três primeiras colocadas foi quase inexistente, definidas por centésimos de segundo. Wellyda Rodrigues e Karoline Borges, ambas da equipe Lidra/Americana, completaram o pódio.

Outra final emocionante foi a disputa pelo ouro na prova tradicional do KM Contrarrelógio para os homens. O vencedor foi Kacio Fonseca, atleta da seleção brasileira, após imprimir um ritmo alucinante e completar o percurso em 1min06s535. Davi Romeo (GF Ciclismo/Unilance), campeão em 2012, teve que se contentar com a segunda colocação, marcando 1min07s515, seguido por Caio Moretto, também da seleção brasileira, com 1min07s712.

Durante as competições, os atletas da seleção também estavam sendo observados e avaliados pela comissão técnica de Pista e Departamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo. Em setembro a seleção volta a se reunir em Maringá para uma série de avaliações e treinamentos visando uma série de competições internacionais, começando a grande briga por pontos para as vagas nas Olimpíadas do Rio 2016.

OS CAMPEÕES
Masculino

Keirin – Flavio Cipriano
Km Contrarrelógio – Kacio Fonseca / 1min06s535
Madison – Armando Camargo / Robson Ribeiro (GRCE Memorial/Santos)
Perseguição por Equipes – Armando Camargo / Marcos Novello / Mauricio Morandi / Robson Ribeiro (GRCE Memorial/Santos) 4min35s476
Perseguição Individual – Patrick Oyakaua (Chapecó/Unochapecó/Unimed) / Tempo não computado
Prova por Pontos – Joel Candido (FW Engenharia)
Ominium – Robson Ribeiro (GRCE Memorial/Santos)
Scratch – Rafael Andriato (Vini Fantini/Selle Itália)
Velocidade por equipes – Flávio Cipriano / Kacio Fonseca / Caio Moretto – 48s175
Velocidade individual – Flavio Cipriano

Feminino
500m – Ana Kosak (SESLA Indaiatuba/MZ2 Eventos) 38s635
Keirin – Gabriela Yumi (Clube Maringaense de Ciclismo)
Ominium – Juliana Renner (VELO/Giant/SEME Rio Claro)
Perseguição por equipes – Caroline Borges / Wellyda dos Santos / Cristiane Pereira / Viviane Lourenço (LIDRA/Americana) 5min43s466
Perseguição Individual – Ana Paula Polegatch (Barueri/Penks/New Millen/Vzan/Maxx) 4min03s122
Prova por pontos – Ana Paula Polegatch (Barueri/Penks/New Millen/Vzan/Maxx)
Scratch – Ana Paula Polegatch (Barueri/Penks/New Millen/Vzan/Maxx)
Velocidade por equipes – Caroline Borges / Wellyda Rodrigues (LIDRA/Americana) 38s133
Velocidade individual – Wellyda Rodrigues (LIDRA/Americana)