Foto de divulgação / Ivan Padovani
Homologada pela UCI (União Ciclística Internacional), com direito a somar pontos no ranking mundial, a quarta edição da ultramaratona Brasil Ride começa neste sábado (19 de outubro).
Até o dia 26 de outubro, cidades da região da Chapada Diamantina, na Bahia, recebem 250 atletas de 24 estados do Brasil e de outros 19 países, como África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.
Entre trilhas, single tracks e muitos desafios, os bikers, sempre em dupla, vão percorrer 565 quilômetros no total, em percursos preparados entre as cidades de Mucugê e Rio de Contas.
Entre os já confirmados na disputa estão nomes como o holandês Bart Brentjens, primeiro campeão olímpico de mountain bike (Atlanta 96), e outros ídolos, como o suíço Christoph Sauser, bicampeão mundial de Maratona MTB (XCM), e a norte-americana Rebecca Rusch (campeã mundial das 24 horas de MTB), conhecida entre os amantes do esporte como a “rainha da dor”.
“A projeção é a melhor possível, pois teremos pela primeira vez em solo brasileiro a presença de um campeão olímpico e de campeões mundiais de mountain bike, atletas que são referências e que colaboram com o desenvolvimento do esporte no Brasil”, analisa Mario Roma, organizador da competição que tem seis categorias: masculina, feminina, mista, masters (acima de 40 anos), grand masters (mais de 50 anos) e american, apenas para ciclistas do continente americano..
Patrocinadora do Brasil Ride ao lado do Governo da Bahia, a Shimano é a responsável pelo suporte técnico aos competidores. Durante dez dias, 15 mecânicos da empresa estarão no local. São os chamados Anjos Azuis, que prestarão o serviço de manutenção na área de Suporte Neutro. Uma grande tenda é montada com técnicos especializados em diferentes áreas como suspensões, rodas, pneus e outros componentes. Uma ação gratuita para todos ciclistas.
“O Suporte Neutro é um show à parte. Montamos uma estrutura completa com toda linha de equipamentos e ferramentas especiais, além do caminhão e de dezenas de técnicos com o uniforme azul da Shimano. Essa é nossa principal ação no Brasil Ride, que acaba chamando atenção da população local e da mídia pelo trabalho dedicado e boa disposição em atender desde as necessidades dos atletas, até pedidos de fotos com o público local”, explica o gerente de marketing Shimano Latin America, Alexandre Okazaki.




