Foto de divulgação
O suíço Fabian Cancellara, tetracampeão mundial de contrarrelógio, parece estar em busca de novas motivações. Agora, quer quebrar o chamado “Recorde da Hora”, no qual um ciclista deve percorrer a maior distância possível em um período de uma hora em um velódromo. O recorde atual pertence ao tcheco Ondrej Sosenka, que marcou 49,700 quilômetros em 2005, em Moscou.
Inclusive, Cancellara vai se reunir com a Trek nesta semana para estudar a preparação de uma bicicleta para que ele tente quebrar o recorde, segundo reportagem do jornal Gazzetta dello Sport.
Ainda não há data nem local para o evento. “A pista terá de ser o mais rápida possível. Ainda não fizemos testes específicos, mas os especialistas indicaram três: Manchester, Aguas Calientes, no México, e Anadia, em Portugal”, adiantou Luca Guercilena, treinador pessoal de Cancellara, em entrevista ao jornal italiano. O técnico afirmou que a tentativa de quebra de recorde “terá de ser agendada após as clássicas da Primavera ou de uma das Grandes Voltas, sendo necessárias três semanas de preparação específica”.
Uma curiosidade: o Recorde da Hora já chegou a subir para 56,375 quilômetros com o britânico Chris Boardman, beneficiado pela utilização, nos anos 90, de bicicletas que permitiam uma posição mais aerodinâmica. Mas ele perdeu a marca após decisão da UCI, que entendeu que ele havia quebrado as regras.




