A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) promove o curso de formação de classificadores funcionais regionais de paraciclismo. A atividade ocorre durante o Campeonato Brasileiro da modalidade, entre 13 e 17 de julho, em Brasília (DF).
O classificador funcional é fundamental para o paraciclismo, já que ele avalia quem vai correr em qual categoria, para fazer uma classificação justa, de acordo com a deficiência de cada atleta. A CBC pretende com esta ação promover uma evolução de forma geral do Paraciclismo, criando condições para que os participantes possam competir com igualdade.
O curso será ministrado pelo colombiano Dr. Johnson Nino-Soto, classificador da União Ciclística Internacional e que atua nos Campeonatos Mundiais e Jogos Paraolímpicos com longa experiência no ciclismo e esportes paraolímpicos.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição (disponível no www.cbc.esp.br), solicitar participação e enviar para o e-mail [email protected]. A CBC disponibilizará 8 vagas para o curso e fará a seleção entre os candidatos, levando-se em consideração a experiência dos candidatos com o Ciclismo e o Esporte Paraolímpico.
Para o curso só serão aceitas inscrições de pessoas que tenham graduação em Educação Física, Fisioterapia ou Medicina. Somente profissionais formados poderão fazer o curso.
Classes do paraciclismo
- LC – Locomotor Cycling (ciclismo para deficientes de locomoção)
- LC1 – Atletas com pequeno prejuízo em função da deficiência. Normalmente nos membros superiores
- LC2 – Esta classificação se aplica aos atletas com prejuízo físico em uma das pernas. Pode ser utilizada prótese para competição
- LC3 – Os competidores pedalam com apenas uma perna e não podem utilizar próteses
- LC4 – É a categoria que apresenta os atletas com maior grau de deficiência. Normalmente pessoas com amputação em um membro superior e um inferior
- Tandem – Para ciclista com deficiência visual ( B1, B2 e B3 ). A bicicleta tem dois assentos e ambos ocupantes pedalam em sintonia. Na frente, vai um ciclista não-deficiente visual e no banco de trás vai o atleta com deficiência visual
- Handbike – Para atletas paraplégicos que utilizam bicicleta especial impulsionada com as mãos.
Mais informações: www.cbc.esp.br



