Skip to main content

As cidades de Teresópolis e Rio das Ostras são as novidades no percurso do Tour do Rio 2011, a volta ciclística que percorrerá cerca de 800km entre mar e montanha no Estado do Rio de Janeiro.

Com largada marcada para o dia 27 de julho, a competição envolverá 19 equipes (11 nacionais e 8 estrangeiras) em busca da maior premiação do país na modalidade: R$ 200 mil.

“Ainda estamos fechando detalhes da carta de percurso, mas já é certo  que Teresópolis e Rio das Ostras entram no Tour esse ano. Não tenho  dúvidas de que continuaremos aliando beleza e adrenalina como na primeira edição, em 2010”, afirma a diretora técnica da competição, Rita Almeida.

Na região serrana, Teresópolis entrará no lugar de Nova Friburgo. Chegando ao litoral, Rio das Ostras substitui Cabo Frio.

“Por questões de logística fomos obrigadas a trocar as cidades. Fomos  muito bem recebidos em 2010 em Friburgo e Cabo Frio e tenho certeza de  que, este ano, a recepção será a mesma nos novos municípios. O Tour do  Rio conseguiu, em pouco tempo, se consolidar entre atletas, público,
mídia e cidades. E só chegamos ao nível em que estamos hoje graças ao apoio incondicional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de  seu governador Sérgio Cabral, e dos prefeitos de cada uma das cidades  que compõe o percurso do Tour”, diz a organizadora e idealizadora da  prova, Luisa Jucá, da Conexão Marketing.

A organização da prova arca com despesas de hospedagem e transporte terrestre ao longo dos cinco dias de prova (27 a 31 de julho) de todas  as equipes participantes do Tour. Valendo classificação para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a edição de 2011 promete um nível técnico elevado e disputa até a última pedalada. Além da vaga na equipe de estrada do pais nas próximas olimpíadas, o Tour do Rio oferece também a maior premiação do Brasil na modalidade: R$ 200 mil.

“Queremos fazer a melhor prova de ciclismo de estrada do Brasil,  reunindo equipes de ponta. O alto prêmio e os pontos no ranking da União Internacional de Ciclismo (UCI) são dois importantes atrativos para os atletas, além da organização de primeiro mundo. Esse ano, já tivemos que recusar a participação de diversos times, que nos procuraram após a excelente repercussão no exterior”, comenta Luisa Jucá.

LONDRES 2012

Atualmente o Brasil ocupa a terceira posição no ranking Pan-Americano o que garante ao país três brasileiros na equipe em  2012. No Tour do Rio os atletas brasileiros precisam  ter muita atenção com as equipes latinas, já que Chile e Argentina buscam ultrapassar os canarinhos no ranking e engordar suas equipes. Se o Brasil cair para a quarta colocação terá apenas duas vagas.

As seleções da Colômbia e Venezuela estão com a primeira e segunda posição no ranking e também estarão na luta para manter o tamanho do seu time. Estão confirmadas no Tour do Rio equipes de Chile e Colômbia, além de Estados Unidos, Itália, Espanha e Ruanda.

O paranaense Gregolry Panizo, da equipe DataRo/Foz do Iguaçu, é o único que está com a vaga garantida nos Jogos Olímpicos, pois conquistou o  título Pan-Americano.