Foto de divulgação

Miguel Indurain na subida de San Miguel de Aralar, na rota da 11ª etapa da Vuelta 2014
Os Pirineus, assim como Madri, estão fora da rota da 69ª edição da Volta a Espanha, que será realizada entre 23 de agosto a 14 de setembro. A apresentação oficial do percurso foi realizada neste sábado (11 de janeiro). A Vuelta 2014 terá início em Jerez de la Frontera, com um contrarrelógio por equipes, e vai terminar três semanas depois em Santiago de Compostela, com um contrarrelógio individual.
Mas, no dia 3 de setembro, a 11ª etapa entre Pamplona e San Miguel de Aralar, vai dar um gostinho dos Pirineus aos atletas. Será uma subida inédita, que entra pela primeira vez na rota para testar as pernas do pelotão com paredões entre 8% a 17%, boa parte em piso de cimento.
E, para apresentar a escalada a San Miguel de Aralar, que tal convidar Miguel Indurain, cinco vezes campeão do Tour de France e um dos maiores nomes do ciclismo? Aos 49 anos, o ciclista de Navarro, que vive em Pamplona, mostrou que ainda está com tudo em cima no desafio, proposto pela agência de notícias AS.
“É uma subida muito difícil”, avisa. Mas, durante a pedalada, manteve-se firme e forte, mesmo quando teve de rodar em pé. Indurain diz que as dificuldades em Aralar já aparecem nos quilômetros iniciais. “Depois, as rampas ficam acima dos 10% de inclinação até a parte final”, continua.
Para Indurain, San Miguel de Aralar deverá ser o cenário de uma batalha entre os grandes escaladores. Como bom espanhol, puxa a torcida para seus conterrâneos: “Deve favorecer Alberto Contador ou Joaquim Rodriguez.”
Vídeo de apresentação da Vuelta 2014



